Menos mistura, preço mais baixo

Estudo técnico mostra que a redução do acréscimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado no Brasil barateou o litro do combustível

Economia / 25 de Maio de 2021 / 0 Comentários
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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) apresentou um estudo que revela que a redução do nível de biodiesel no óleo diesel comercializado no Brasil gerou um alívio imediato no preço do combustível, que é pressionado pela cotação internacional do petróleo e pela desvalorização do real frente ao dólar.

Basicamente, o preço final do combustível fóssil é impactado por quatro elementos: o valor de mercado, influenciado internacionalmente; o lucro de realização; a tributação federal; e a tributação estadual. O valor da commodity, apesar de ter sofrido uma pequena redução nos últimos meses, continua alto no Brasil por conta do câmbio desvalorizado.

Os tributos federais do diesel são PIS/Pasep, Cofins e Cide. Uma vez que a alíquota da Cide-Combustíveis está zerada, PIS e Cofins, atualmente, equivalem à participação total dos impostos federais no preço, ou seja, de 9,5% no caso do S10, e de 9,7% no do S500.

Os dados mais recentes de formação de preços do diesel, disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, são referentes a setembro de 2020 e mostram que o biodiesel responde por uma faixa entre 12,1% e 12,4% do preço final do diesel.

O assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, lembra que, quando cai o preço do combustível, o valor do frete também é reduzido. Por isso, havendo ou não inflação, o mais recomendado é focar uma boa gestão. Com o alto preço do diesel, essa planilha de controle é ainda mais necessária. Além disso, uma boa forma de economizar, de acordo com ele, seria fazer o máximo possível de frete de retorno para aproveitar melhor o diesel.

No mundo

Segundo o cronograma de evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final no Brasil, o diesel comercial tem a participação de 13% de B100 (biocombustível puro) em sua composição. Em termos práticos, isso significa que o teor de B100 comercializado no país é 71,42% maior do que o combustível utilizado como referência nos testes de homologação da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Na Europa, a proporção do biodiesel é de 7%, e no Japão, de 5%. Já nos Estados Unidos, o percentual varia de 6% a 20%.

Conforme projetado pela CNT, se a mistura de biodiesel caísse para 7% no território brasileiro, o preço do diesel recuaria 4,1% ante o nível atual. Caso a mistura fosse reduzida para 6%, o recuo no preço do combustível seria de 4,8%.

Também estão em discussão, tanto por entes privados quanto por entes públicos (entre eles a União), alternativas para a redução do valor do preço do óleo diesel. Além de o governo federal ter zerado a Cide, foi publicado um decreto que reduziu a zero a incidência do PIS/Cofins durante os meses de março e abril deste ano.

 

 

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