Novos postos de pesagem e fiscalização

Dnit visa implantar 35 locais em rodovias administradas pelo governo federal, em 14 Estados brasileiros

Estradas / 14 de Janeiro de 2015 / 0 Comentários

Dnit inicia a contratação de empresas para implementação de novos postos integrados automatizados de fiscalização

A- A A+

Departamento Nacional de In­fraestrutura de Transportes (Dnit] iniciou o processo de contratação do novo Plano Nacional de Pesagem. Essa iniciativa prevê a instalação de 35 Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (Piafs) em rodovias administradas pelo go­verno federal, em 14 Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Nor­te, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Pa­raná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por ser automatizado, o modelo visa reduzir o tempo de parada dos veículos no processo de coleta de dados para fiscalização. Uma das principais mudanças é que os postos podem operar sem a presença física do agen­te de trânsito, que passa a exercer suas ativi­dades em Centros de Controle Operacionais.

Um Piaf tem três unidades: a estação de controle em pista, o posto de fiscaliza­ção e o controle de fuga em pista. Por meio de um sistema de pesagem em movimento, a estação de controle seleciona previamen­te os veículos com indicativo de excesso de peso, de dimensões ou que tenham outra irregularidade. Somente nesses casos, o motorista será orientado a entrar no posto de fiscalização.

A fiscalização nos postos de pesagem é executada em duas etapas. Na primeira, acontece a pesagem seletiva, feita com o ve­ículo em velocidade de até 60 km/h. Quando há indicação de excesso de carga, o veículo passa pela aferição dinâmica de precisão, feita a uma velocidade menor (10 km/h). A partir da comprovação do excesso de peso, o aviso é enviado por computador à central, para posterior notificação do infrator.

 CENÁRIO ATUAL

Atualmente, segundo o Dnit, há 73 postos de pesagem em funcionamento. No ano passado, auditoria do Tribunal de Con­tas da União (TCU) revelou que as estradas sob gestão do Dnit têm apenas uma balan­ça a cada 753 km.

A segunda etapa do plano prevê a ins­talação e operação de mais 157 postos. O Dnit calcula investimentos de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para a nova fase. Além de diminuir o desgaste acelerado das rodovias, outra vantagem do controle de peso é a re­dução do número e da severidade dos aci­dentes, bem como dos custos de transporte.

Para definir a localização dos postos de fiscalização, foi necessário mapear as rotas das mercadorias. Os Piafs devem ser ins­talados o mais próximo possível da região geradora de carga.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.