Cobrança automática 
na BR-381

Trecho da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares já conta com cinco equipamentos em operação

Estradas / 11 de Dezembro de 2025 / 0 Comentários

Já estão em operação os cinco pedágios eletrônicos (free flow) previstos para o trecho de 303 km da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, administrado pela concessionária Nova 381. Os três últimos equipamentos, instalado

A- A A+

Já estão em operação os cinco pedágios eletrônicos (free flow) previstos para o trecho de 303 km da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, administrado pela concessionária Nova 381. Os três últimos equipamentos, instalados em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, começaram a funcionar em novembro, enquanto os dois primeiros, em Caeté e em Monlevade, estão efetuando a cobrança das tarifas desde o fim de setembro.

 

Segundo a Nova 381, os motoristas já estão habituados aos sistemas automáticos de pagamento: do total de pagamentos realizados nos pórticos de Caeté e João Monlevade, cerca de 80% foram feitos por tags e pelo aplicativo disponibilizado para download no site da concessionária. Somente no primeiro mês de funcionamento da cobrança nessas localidades, mais de 100 mil usuários foram cadastrados no app. Outros 20 mil optaram pelo pagamento em tótens de autoatendimento localizados ao longo da rodovia, de acordo com a empresa.

 

“O totem funciona por aproximação. O usuário digita a placa e verifica suas pendências, podendo pagar com cartão ou Pix. Os totens estão em estabelecimentos na própria rodovia para facilitar o acesso para os usuários, em locais onde as pessoas já estão acostumadas a parar e consumir”, afirmou o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra.

No sistema free flow, a tarifa é cobrada automaticamente após a passagem do veículo por pórticos equipados com câmeras e sensores, sem necessidade de operador ou praça de pedágio e sem cancelas ou paradas. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a adoção da cobrança eletrônica visa modernizar os sistemas de pedágio no país, reduzindo congestionamentos e melhorando a fluidez nas rodovias concedidas. “O avanço do sistema de livre passagem também está alinhado à busca por soluções mais sustentáveis e eficientes para a infraestrutura rodoviária brasileira”, pontuou a agência.

A Nova 381 assumiu a administração da BR-381 em fevereiro deste ano e tornou-se a primeira concessionária rodoviária do país a operar 100% com pedágio eletrônico. De acordo com o contrato de concessão, estão previstos R$ 9,3 bilhões em investimentos no trecho entre a capital mineira e o município do Vale do Rio Doce. A rodovia tem papel estratégico para o desenvolvimento do país por conta do escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais. (Com a Agência Brasil)

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.