Concessão conjunta 
avança pelo país

Depois do Paraná, pioneiro no modelo, Goiás terá rodovias estaduais e federais concedidas à iniciativa privada em um mesmo lote

Estradas / 03 de Janeiro de 2024 / 0 Comentários

A exemplo do que vem sendo feito no Paraná, Goiás vai conceder rodovias federais e estaduais de forma conjunta. A assinatura de um convênio de delegação, que permite esse processo, ocorreu no fim de outubro e foi feita pelo governador Ronaldo Caiado e pel

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A exemplo do que vem sendo feito no Paraná, Goiás vai conceder rodovias federais e estaduais de forma conjunta. A assinatura de um convênio de delegação, que permite esse processo, ocorreu no fim de outubro e foi feita pelo governador Ronaldo Caiado e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
 

No caso de Goiás, cinco estradas serão concedidas à iniciativa privada juntamente a vias da União que cortam o território estadual: GO-020, do entroncamento com a BR-153/352, em Goiânia, até o entroncamento com a GO-139, no fim do perímetro urbano de Cristianópolis; GO-060, do entroncamento com a GO-050/070, em Goiânia, ao entroncamento com a GO-320, no início do perímetro urbano de Iporá; GO-070, do entroncamento com a BR-060/GO-050/060, em Goiânia, ao entroncamento com a GO-164; trecho um da GO-080, do entroncamento com a BR-060, em Goiânia, ao entroncamento com a BR-153; e trecho dois da GO-080, do entroncamento com a BR-153 ao entroncamento com a BR-251/GO-230/338, no contorno de Goianésia.
 
A previsão é que o leilão do chamado Lote 2 de Goiás, que totaliza 636,73 km de pistas, seja realizado já no próximo ano. A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destacou a importância da assinatura do convênio. “Com isso, no ano que vem, conseguiremos fazer um leilão das principais rodovias de Goiás”. Ela lembrou ainda que o portfólio de concessão do Ministério dos Transportes prevê para 2024 a realização de quatro pregões de rodovias federais que cruzam o território goiano.
 
Vale ressaltar que até que o contrato de concessão seja efetivamente assinado, as rodovias goianas permanecem sob a gestão do governo estadual.
Segundo Renan Filho, entre os benefícios gerados pela concessão estão a geração de postos de trabalho que se abrem com as obras previstas para adequação da capacidade das vias e a elevação do nível de serviços prestados aos usuários.
 
“Nosso objetivo é seguir o modelo aplicado no Paraná e em estudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul para concedermos estradas federais e estaduais de forma unificada, o que garantirá investimentos, mais segurança e tarifas justas à população”, afirmou o ministro.
 
Modelo paranaense
O lote um do sistema de rodovias integradas do Paraná foi concedido em 25 de agosto último à empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., do Grupo Pátria. Com duração de 30 anos, a licitação abrange as BRs-277/373/376/476 e PRs-418/423/427.
 
Dos 473 km de rodovias que compõem o lote um, mais de 70% serão duplicados. Ou seja: mais de 344 km de pista dupla serão incorporados à malha rodoviária da região metropolitana de Curitiba.

 

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