GNV pesado

Maior posto de gás natural veicular para frotas pesadas no Brasil é instalado no Paraná, marcando impulso para mobilidade sustentável

Sustentabilidade / 11 de Dezembro de 2025 / 0 Comentários

Um novo marco foi instalado no setor de transporte rodoviário brasileiro: foi inaugurado no município de Ponta Grossa (PR), às margens da BR‑376, o maior posto de abastecimento de gás natural veicular (GNV) voltado a frotas pesadas do país. O empreendimen

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Um novo marco foi instalado no setor de transporte rodoviário brasileiro: foi inaugurado no município de Ponta Grossa (PR), às margens da BR‑376, o maior posto de abastecimento de gás natural veicular (GNV) voltado a frotas pesadas do país. O empreendimento foi desenhado para atender caminhões em grande escala, cerca de 300 por dia ou 3 mil metros cúbicos de GNV por hora. 

 

Segundo o CEO da Gas Futuro, empresa responsável pela operação, Rodrigo Bogacz, “o GNV é o combustível de transição para energias renováveis. Já o biometano é a energia renovável propriamente dita, alinhando a sustentabilidade e a economia circular. Ele dá autonomia para um caminhão ir e vir do Porto de Paranaguá. O posto de biometano, para abastecimento de frota pesada, será a cereja do bolo nos corredores sustentáveis do Paraná”, afirmou em entrevista à imprensa do estado.

A expectativa é que, em breve, o local também passe a operar com biometano, produzido a partir do aterro sanitário da cidade, contribuindo para a meta de reduzir emissões no transporte de carga.

A localização não foi escolhida por acaso: Ponta Grossa está em um dos principais entroncamentos logísticos do país, conectando o interior do Paraná, o porto e as exportações agro-industriais. 

Conforme informações fornecidas pela responsável pelo empreendimento, Ponta Grossa está em uma das mais importantes rotas logísticas do país, conectando o interior do estado e do Brasil ao Porto de Paranaguá. Inserido na Parada Vendrami, que ocupa cerca de 42 mil m² e abriga estacionamento para mais de 400 veículos entre caminhões, ônibus e automóveis, o posto também oferece conveniência, serviços e infraestrutura de apoio para frotistas e motoristas.

 

Para o setor de transporte, a iniciativa representa tanto um ganho operacional Ð menor dependência de diesel fóssil - quanto uma estratégia de competitividade logística. A busca por combustíveis alternativos ganha força, e o GNV, somado ao biometano, desponta como componente central dessa transição. “Infraestrutura e localização foram fatores decisivos para a escolha da Gas Futuro se instalar na Parada Vendrami”, reforça Bogacz.

Além disso, o projeto chega em um momento em que investimentos em corredores logísticos são destacados pelas autoridades. O trecho integra obras de duplicação, viadutos e contornos prometidos para aumentar a fluidez entre a rodovia e o porto - parte da estratégia coordenada entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo do Estado do Paraná.

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