Impulso à logística
Rota Agro Norte é leiloada: rodovia é vital para o escoamento da agricultura e da pecuária

rodovia é considerada a espinha dorsal de rondônia
Em um marco para a infraestrutura de transportes no Brasil, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu recentemente o leilão da concessão da Rota Agro Norte, abrangendo 686,7 km da BR-364 em Rondônia. O consórcio 4UM/Opportunity-BR-364/RO venceu o certame, oferecendo um desconto de 0,05% sobre a tarifa básica de pedágio.
A BR-364 é vital para o escoamento da produção agrícola e pecuária do Estado, conectando áreas produtivas aos portos de Porto Velho e à hidrovia do Rio Madeira. A concessão prevê investimentos de R$ 6,35 bilhões em infraestrutura (CAPEX) e R$ 3,88 bilhões em operação e manutenção (OPEX) ao longo de 30 anos.
As melhorias incluem 107 km de duplicações, 190 km de faixas adicionais, construção de 24 passarelas e passagens de fauna, além de 14 bases de serviços operacionais e três pontos de parada e descanso para caminhoneiros. Estima-se a geração de 92 mil empregos diretos e indiretos durante o período de concessão.
O projeto foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e aprovado pelo Ministério dos Transportes, após análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A concessão integra-se ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e ao Programa Nacional de Desestatização (PND).
“É a primeira concessão rodoviária em Rondônia, a espinha dorsal do Estado. Vai ajudar bastante na economia, no escoamento da safra para a hidrovia do Rio Madeira e vai melhorar a segurança da população que vive em torno da rodovia”, afirmou o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
“Essa concessão representa um avanço histórico para Rondônia. Com a assinatura do contrato, as melhorias começam imediatamente, incluindo pavimentação, sinalização e iluminação, sem cobrança de pedágio no primeiro ano. Nosso compromisso é garantir uma rodovia mais segura, eficiente e moderna para todos os usuários”, destacou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.
A Rota Agro Norte é considerada estratégica para o agronegócio brasileiro, facilitando o transporte de aproximadamente 11 milhões de toneladas de grãos anualmente. A modernização da BR-364 contribuirá para a redução dos custos logísticos, o aumento da segurança viária e o fortalecimento da economia regional.
Com a assinatura do contrato de concessão, prevista para os próximos meses, inicia-se uma nova fase para a infraestrutura de Rondônia, consolidando o Estado como um polo logístico essencial para o escoamento da produção agrícola nacional.
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