Jovens pela descarbonização

Grupo Iveco e Senai-MG promovem desafio com 60 mil alunos para buscar soluções relativas às mudanças climáticas

Editorial / 29 de Outubro de 2025 / 0 Comentários

Mais de 60 mil alunos serão mobilizados em todo o país

A- A A+

O Grupo Iveco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de soluções voltadas à redução das emissões de carbono no setor automotivo. A iniciativa, que ocorre desde agosto e vai até novembro, envolve cerca de 60 mil alunos de cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem industrial em diversas regiões de Minas Gerais. 

O programa está estruturado em três etapas. Na primeira fase, chamada “Largada Sustentável”, realizada de 7 a 21 de agosto, equipes multidisciplinares participaram de um processo de inovação aberto para a criação de ideias relacionadas à descarbonização de materiais primários utilizados pelo Grupo Iveco. Antes do início das atividades, os alunos tiveram acesso a um curso introdutório sobre descarbonização industrial e processos produtivos de baixo impacto ambiental.

A segunda etapa, “Oficina de Inovação”, promovida entre 25 de agosto e 19 de setembro, transforma as ideias com potencial em projetos estruturados. Na terceira fase, o “Sprint Final”, entre 22 de setembro e 31 de outubro, os projetos selecionados são acelerados e refinados, com alinhamento com critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

Durante o programa, os participantes contam com orientação técnica para o desenvolvimento de modelos de negócio e apresentações públicas de projetos. Os três projetos mais inovadores serão selecionados em evento realizado no Senai Horto, em Belo Horizonte, em novembro. Os vencedores recebem bolsas de estudo e visita técnica ao complexo industrial do Grupo Iveco em Sete Lagoas.

“Os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. Por isso, a jornada de descarbonização simboliza não apenas o compromisso do Iveco Group com a pauta climática. Buscamos uma contribuição concreta para o desenvolvimento de pessoas e, processos, bem como para acelerar a descarbonização da mobilidade no Brasil e posicionar o país como referência em soluções industriais alinhadas aos compromissos do Acordo de Paris”, ressalta a gerente de sustentabilidade do Iveco Group, Lucilene Carvalho.

“Essa trilha é mais do que um programa educacional: engajamos e transformamos as pessoas em protagonistas da transformação sustentável, valorizando a formação técnica como motor da transição energética e industrial”, pontua o gerente de educação e tecnologia do Senai- MG, Ricardo Aloysio.

Segundo os organizadores da iniciativa, o objetivo é aproximar os campos industriais e educacionais, promovendo a formação técnica alinhada à agenda de sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que acelerem a transição para produtos e processos de baixo carbono no Brasil. Representantes do Grupo Iveco e do Senai destacam que a iniciativa busca valorizar a formação técnica e incentivar o protagonismo dos participantes na transformação do setor.

A proposta faz parte da estratégia do Grupo Iveco de atuar na inovação e na descarbonização, além de posicionar o Brasil como referência global em soluções industriais sustentáveis.

 

O QUE É

A descarbonização é o processo de redução e eliminação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera, visando combater as mudanças climáticas. Isso é alcançado através da transição energética, substituindo combustíveis fósseis por fontes renováveis, como a solar e a eólica, e implementando mudanças na indústria, no transporte e na agricultura para reduzir o impacto ambiental. 

O objetivo final é atingir a neutralidade de carbono, em que as emissões restantes são compensadas por tecnologias de captura e armazenamento ou reflorestamento.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.