Leilão concluído
Governo conclui leilões dos lotes 4 e 5 no Paraná. Investimentos passam de R$ 30 bilhões em rodovias.
O Ministério dos Transportes, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), encerrou no fim de outubro a série de leilões dos dois últimos lotes do pacote de concessões rodoviárias no Paraná Ð os chamados Lote 4 das Rodovias Integra
O Ministério dos Transportes, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), encerrou no fim de outubro a série de leilões dos dois últimos lotes do pacote de concessões rodoviárias no Paraná - os chamados Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná e Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná. A soma dos investimentos prometidos ultrapassa R$ 29,8 bilhões, entre obras e operação ao longo do período contratual.
O Lote 4 compreende 627,52 km de rodovias federais e estaduais que atravessam as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná - incluindo trechos da BR-272, BR-369, BR-376 e rodovias estaduais como PR-182, PR-317 e PR-323. Já o Lote 5 envolve 432,77 km, com trechos da BR-163, BR-369, BR-467, BR-158 e trechos estaduais como PR-317, conectando também as regiões Oeste e Noroeste.
No leilão do Lote 4, realizado em 23 de outubro na B3, o vencedor foi o Consórcio Infraestrutura PR (formado pelas empresas EPR e Perfin), com proposta de deságio de 21,30% sobre a tarifa-base do pedágio. O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 18,17 bilhões ao longo de 30 anos.
Já o Lote 5 foi arrematado em 30 de outubro pelo Grupo Pátria, com desconto de 23,83% na tarifa básica. O investimento previsto soma mais de R$ 11 bilhões, combinando obras e manutenção.
O que muda nas rodovias
Os contratos firmados contemplam uma série de intervenções estruturais como duplicações, contornos, melhorias de traçado, vias marginais, construção de passarelas, acessos, passagens de fauna, pontos de ônibus, barreiras acústicas Ð visando tanto à modernização da malha viária quanto à segurança, fluidez e conforto no tráfego.
Para o Lote 5, por exemplo, está prevista a duplicação de 238,57 km, cerca de 20 km de vias marginais, múltiplas passarelas, áreas de descanso e medidas de segurança ambiental e viária.
Impactos socioeconômicos
Segundo o Ministério dos Transportes, os leilões representam impulso à infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento regional. A expectativa é que a modernização das rodovias beneficie diretamente o transporte de cargas, o turismo, o agronegócio e o deslocamento de pessoas, além de estimular a geração de empregos e a economia local.
A conclusão dos lotes 4 e 5 marca a finalização da rodada de concessões de rodovias no Paraná prevista para 2025 - um programa que, segundo a pasta, constitui o maior conjunto de concessões rodoviárias da América Latina.
Com os contratos assinados, as empresas vencedoras devem iniciar os processos de obras e investimentos conforme cronogramas definidos. A expectativa é que, em médio prazo, os trechos se tornem mais seguros e eficientes - reduzindo tempo de viagem e custos logísticos e promovendo integração territorial. A atenção agora se volta para a implementação das melhorias, os prazos de execução e a fiscalização pelo poder público.
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