Reunião decisiva
Caminhoneiros se reúnem dia 26 de abril para deliberar se iniciam paralisação a partir da resposta às reivindicações da categoria dada pelo governo federal
.jpg)
Em 8 de fevereiro, mais de 300 profissionais se reuniram em Santos para discutir os desafios estruturais do setor. Na data, o debate foi aberto e uma pauta de reivindicações foi elaborada para ser entregue ao governo.
Caminhoneiros de todo o Brasil aguardam a proposta do governo federal para as reivindicações feitas na reunião de fevereiro, quando centenas de trabalhadores do transporte rodoviário de cargas se reuniram em Santos. Juntos, eles traçaram os principais pontos que precisam de mudanças urgentes no país para melhorar as condições de trabalho e fortalecer o setor.
Segundo Marcelo Aparecido Santos da Paz, do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam Santos), a categoria aguarda a resposta do governo federal marcada para o dia 23 de abril. Se for negativa, há indicativo de paralisação, que será deliberada na reunião do dia 26 de abril.
Em 8 de fevereiro, mais de 300 profissionais se reuniram em Santos para discutir os desafios estruturais do setor. Na data, o debate foi aberto e uma pauta de reivindicações foi elaborada para ser entregue ao governo. O objetivo foi cobrar do Estado o que foi prometido ao longo dos últimos 10 anos. Desde 2018, quando foi realizada a maior mobilização do setor no Brasil, políticas públicas não foram implementadas, segundo a categoria.
A principal reivindicação diz respeito ao piso mínimo do frete e é a resposta que está sendo mais aguardada. Além dela, também foram solicitados pontos como aposentadoria especial, mudanças no descanso obrigatório, isenção tributária, melhorias no programa de renovação da frota, entre outros.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.