Rota estratégica

Trecho que atravessa polos do agro é concedido à iniciativa privada e deve receber investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões

Editorial / 29 de Outubro de 2025 / 0 Comentários

trecho concedido é percorrido diariamente por transportadores de soja, milho, carnes e insumos agrícolas

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O Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão de concessão do trecho de 490 km das BRs 060 e 364, que liga Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT), com uma proposta de deságio de 19,7% na tarifa de pedágio. A extensão compreende polos agroindustriais de relevância econômica para o país, como os de Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia. O contrato, com prazo de 30 anos, prevê um investimento de aproximadamente R$ 7,3 bilhões.

De acordo com o governo federal, a concessão da chamada Rota Agro à iniciativa privada é uma estratégia do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para “modernizar a infraestrutura logística do Centro-Oeste, reduzindo gargalos e aumentando a competitividade das exportações”. 

A União ressalta que pelo trecho são transportadas, diariamente, milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas, sendo considerado uma das principais ligações entre produtores e centros de consumo e portos de exportação.

Entre as melhorias previstas para o lote arrematado pelo Consórcio Rota Agro Brasil estão 45,6 km de duplicação; 150,9 km de faixas adicionais; 172 novos acessos; 30 paradas de ônibus; 17 rotatórias alongadas; 21 passagens de fauna; dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo à Lei do Motorista; e barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.

Além dessas intervenções, a nova administração deverá disponibilizar serviços operacionais 24 horas, como atendimentos médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas de gestão de tráfego.

 

EFEITOS NA PRÁTICA

Segundo a ANTT, a modernização das BRs 060 e 364 entre Goiás e Mato Grosso vai reduzir o tempo de viagem, cortar custos logísticos e aumentar a segurança para motoristas e passageiros. “A expectativa é que a nova configuração do corredor logístico beneficie produtores, transportadores, indústrias e consumidores. Com vias mais rápidas e seguras, a circulação de mercadorias entre as áreas de produção no Centro-Oeste e os portos no Sudeste e Norte ganha eficiência, fortalecendo a posição do Brasil no comércio internacional de alimentos”, frisou a agência reguladora.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, afirmou que o trecho concedido tem um “valor pessoal” para ele, que iniciou sua trajetória no setor de transportes em Rondonópolis. “Com a duplicação, os serviços operacionais e os PPDs previstos, vamos garantir infraestrutura moderna e condições de trabalho mais seguras e humanas para quem leva as riquezas do Brasil. Tenho certeza de que o consórcio fará um belíssimo trabalho, com grande parceria na execução e acompanhamento das obras por parte da ANTT. Goiás e Mato Grosso sentirão positivamente esses investimentos”, afirmou Sampaio.

Atualmente, cerca de 80% das rodovias de Mato Grosso, que ocupa o primeiro lugar na produção nacional de grãos, estão em bom estado de conservação. Em 2022, o índice era de 67%. Já em Goiás, o índice de estradas federais em boas condições chega a 86%. No fim de 2022, era de 70%, conforme foi informado pelo governo federal. (Com a Agência Brasil)

 

 

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