Rumo à duplicação
Começam as obras no trecho da BR-381 em Governador Valadares, com alto índice de acidentes

Ponte São Raimundo, que passa sobre o rio Doce, na BR-116, em Governador Valadares, será revitalizada
As obras de duplicação da BR-381, na altura de Governador Valadares, tiveram início neste mês, marcando uma nova fase para uma das rodovias mais importantes e problemáticas de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) durante evento realizado na cidade, que também apresentou o balanço dos primeiros 100 dias do contrato de concessão do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
O principal destaque do pacote de intervenções é a duplicação da ponte sobre o Rio Doce, demanda histórica da população local. A obra integra um investimento de R$ 309 milhões que inclui, além da nova ponte, a duplicação do trecho urbano da
BR-381 em Governador Valadares e construção de viadutos, passarelas, vias marginais e acessos a bairros.
O objetivo é destravar o trânsito, aumentar a segurança e impulsionar a economia regional, com expectativa de geração de até 2.000 empregos diretos e indiretos. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, “são as obras mais importantes que Governador Valadares já recebeu”. “Vamos abrir caminho para mais qualidade de vida e empregos”, afirma.
INTERVENÇÕES
A concessão da BR-381/MG abrange 303,4 km de estrada e beneficia diretamente 21 cidades. O contrato, firmado com o grupo 4UM Investimentos, prevê investimentos de cerca de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos, com a meta de modernizar toda a rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes e à precariedade de infraestrutura.
Nos primeiros cem dias, a concessionária Nova 381 recuperou 42 pontos críticos da rodovia, superando a meta inicial de 28 trechos. Foram aplicadas 32 mil toneladas de asfalto, construídos 30 km de pavimento de concreto, implantados 210 km de sinalização horizontal, instaladas 1.521 novas placas e 7.414 tachas refletivas, além de 186 novos guarda-corpos. A roçada e a limpeza das margens atingiram 630 km, melhorando a visibilidade e a segurança viária.
O plano emergencial também gerou 1.500 empregos diretos e, com a ampliação das obras, a expectativa é a de mais de 4.000 postos de trabalho gerados ao longo da rodovia.
PRÓXIMOS PASSOS
Para os próximos meses, estão previstas a abertura de sete unidades de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a implantação de viaturas de inspeção 24 horas, ambulâncias, guinchos e a cobertura integral de internet 4G ao longo do trecho concedido.
Em relação à duplicação, o contrato prevê a entrega de 131,8 km de novas pistas duplicadas, 100,1 km de faixas adicionais, 11,3 km de vias marginais, 20 passarelas, 104 pontos de ônibus, 171 correções de traçado, 43 contenções de taludes e a modernização de túneis e iluminação. A duplicação será feita por etapas, conforme a demanda de tráfego e o avanço dos projetos executivos, com previsão de conclusão até o oitavo ano da concessão.
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