Licenciamento de Veículos

07 de Julho de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Quem deixou para pagar o licenciamento do veículo pelo final de placa deve ficar atento, pois os prazos já estão vencendo. Para finais de placa que venceram em junho, não é mais possível circular com o documento do veículo de 2013. Ser pego com os documentos vencidos implica multa de R$ 191,53, sete pontos na carteira e remoção do veículo até a regularização dos débitos.

Desta forma, carros e motos com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 devem pagar a taxa de licenciamento nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Os caminhões com placas de finais 1 e 2, tem vencimento em setembro, com finais 3, 4 e 5 em outubro, 6, 7 e 8 em novembro e finais 9 e 0 em dezembro.

A saída para quem não pagou o licenciamento, que inclui Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa de expedição do Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo (CRLV) e multas vencidas, é deixar o carro na garagem até a quitação.

O pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito em qualquer rede credenciada como os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Bancoob, Caixa Econômica Federal e nas casas Lotéricas. No momento do pagamento da taxa de licenciamento você deve apresentar também o documento do carro e os comprovantes de que está em dia com IPVA e do DPVAT.

Vale lembrar que, assim como o vencimento do IPVA e do DPVAT, a taxa de licenciamento tem prazo para ser paga, conforme datas estipuladas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). O valor é válido para regularizar o veículo durante o ano corrente. Depois de efetuado o pagamento, o CRLV é enviado, via Correios, para o endereço que consta o registro do veículo.

O não pagamento da taxa de licenciamento acarreta consequências graves como a apreensão do veículomulta e sete pontos na carteira. Por isso é essencial o pagamento da taxa na data estabelecida. Lembre-se que, para ter o CRLV também é preciso estar com as multas quitadas. Se o modelo do seu carro é antigo, também será necessário estar em dia com a Inspeção Ambiental, não ter restrições judiciais e ainda que o cadastro de seu endereço atual seja o mesmo do veículo para ter o documento.

Uma dica dada pelos especialistas é reservar o 13º salário para o pagamento destas taxas do início do próximo ano, bem como negociar tudo o que puder. Afinal de contas, com dinheiro na mão, o poder de barganha é muito maior. Mas em casos em que o parcelamento é a opção, faça prestações das quais consiga pagar e que este valor não comprometa seu orçamento. As vezes, é melhor pagar por mais tempo valores menores do que ficar sufocado por pouco tempo, mas com dívidas com valor muito extenso.

Final da placa 59, 69, 79, 89 ou 99 - pagamento até 8/07/2014

Final da placa 10, 20, 30, 40 ou 50 - pagamento até 10/07/2014

Final da placa 60, 70, 80, 90 ou 00 - pagamento até 16/07/2014

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.