Os aplicativos de táxi nunca acabarão

18 de Setembro de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

*Por Nathan de Vasconcelos Ribeiro

 

Vivemos em uma época em que os avanços na área tecnológica ocorrem cada vez mais rápidos. Bons exemplos disso são a Internet e os aplicativos móveis. Antes, conseguíamos acessar nossos emails apenas pelos computadores. Agora, temos toda essa tecnologia ao alcance de nossas mãos, nos smartphones que conseguem realizar uma série de ações com apenas um click. Além disso, com esses pequenos computadores de mão, podemos baixar aplicativos com mapas, pagar contas, fazer solicitações de serviços, o que aumenta e facilita a nossa mobilidade.

Os inúmeros aplicativos que temos em nossos celulares vieram para ficar e facilitar nossas vidas. Muitos são ferramentas fáceis de usar e que nos oferecem serviços. Um tipo de aplicativo que vem ganhando cada vez mais adeptos e que podemos citar como exemplo é o de solicitação de táxis.

Até há bem pouco tempo, para solicitar um táxi, o passageiro ligava para uma empresa ou ponto de táxi, pedia um carro e ficava aguardando pacientemente o taxista vir lhe atender, sem saber ao certo se a estimativa de tempo passada pela atendente era real. Atualmente, com a solicitação online, o pedido é atendido quase que instantaneamente. Depois de confirmada a solicitação, a espera por um táxi é de aproximados 10 minutos.

O aplicativo de táxi é uma solução eficiente para passageiros e taxistas, pois integra agilidade e versatilidade com segurança, além de diminuir o tempo e a distância entre os dois personagens. Mas os benefícios não param por aí. Com os aplicativos de solicitação de táxis, o passageiro tem uma oferta maior de prestadores disponíveis na palma da mão, pode realizar o pagamento com cartão, além, é claro, de poder acompanhar o trajeto do taxista, acabando com aquela angústia de não saber onde ele está.

Para os taxistas, uma das principais mudanças ocasionadas pela popularização dos aplicativos está diretamente ligada ao fator econômico. Atualmente, esses profissionais faturam mais com as corridas e pagam menos por serviços equivalentes aos prestados pelas cooperativas e rádio-táxi. Além disso, as mensalidades fixas cobradas pelas empresas de táxi foram substituídos por custos variáveis entre zero e dois reais por corrida, resultando em um modelo de negócios extremamente atraente para o taxista..

Para as empresas, outra vantagem dos aplicativos é o pagamento mensal das corridas e os relatórios gerenciais, com informações detalhadas das corridas e separação por projeto, rubrica, centro de custo ou outra forma de contabilização.

A realidade nos mostra que esse modelo de serviço – os aplicativos de táxi – ainda vai evoluir. Imagino que em um futuro próximo teremos no mercado o que chamo de “broker de serviços de táxi” – uma empresa online que cuidará das promoções, merchandising, pesquisas, créditos e cobrança, armazenamento e distribuição das corridas, como já existe no mercado de venda de passagens aéreas e de diárias de hotel.

A frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão verdadeira e aplicável como nos dias atuais, em que transações são feitas em segundos. Diante de tudo isso, podemos afirmar que os aplicativos nunca acabarão, pois fazem parte de uma realidade conectada e em evolução constante, que necessita de agilidade e praticidade na utilização dos serviços e otimização do tempo.

Os avanços tecnológicos tendem a ser cada vez mais constantes e rápidos, a maioria deles para nosso benefício. Cabe a nós aprender com São Paulo. A sabedoria do santo nos ensina a examinar tudo e ficar com o que é bom.

*Diretor Executivo da e-flows

 

Sobre o Taximov

Lançado em julho de 2011, o Taximov é um sistema de solicitação de táxi por telefone ou internet, seja do computador, notebook ou smartphone. O sistema localiza o táxi mais próximo do cliente, com até três quilômetros de distância, e que melhor atenda aos requisitos solicitados. É possível também monitorar todas as corridas em tempo real. O serviço está disponível nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Para saber mais, acesse: www.taximov.com.br .

 

Mais informações:

Note! Assessoria de Comunicação

www.notecomunicacao.com.br

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.