Anel Rodoviário em novas mãos
Prefeitura de Belo Horizonte assume gestão do trecho e promete requalificar a via

Transferência da gestão da via para o município foi oficializada em 3 de junho
A gestão do Anel Rodoviário de Belo Horizonte agora é de competência da prefeitura da capital. O termo de transferência da via foi assinado pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, durante uma cerimônia realizada em 3 de junho.
Com a municipalização, o Executivo belo-horizontino torna-se responsável pela manutenção, pela operação viária, pelo desenvolvimento urbano e pela modernização do Novo Anel, como é chamado o trecho de 22,4 km que vai do bairro Olhos D’Água, na região do Barreiro, até a avenida Cristiano Machado, na região Nordeste.
Por ora, 4,1 km da rodovia continuarão sob a responsabilidade do Dnit, até que o departamento conclua as obras de ampliação de capacidade, construção de marginais, restauração e melhorias na BR-381 entre Belo Horizonte e Caeté, na região Central do Estado. O investimento do governo federal será de R$ 60 milhões.
“Esse é um dia histórico para todos nós. Assumimos o Anel com o sentimento de que temos muito a fazer, mas estamos preparados para isso. Agora é colocar a mão na massa e trabalhar. Queremos, a partir de agora, minimizar o impacto dos acidentes, das vidas que são perdidas, estar ao lado do Anel Rodoviário no dia a dia”, afirmou Damião durante a solenidade, referindo-se ao número elevado de ocorrências registradas na via.
De acordo com a prefeitura, entre janeiro e abril deste ano, foram contabilizados 1.474 acidentes (uma média de 12,2 por dia), que resultaram em 206 feridos, sendo 23 em estado grave e cinco óbitos. Ainda segundo a administração municipal, o objetivo agora é compatibilizar a estrutura existente com as características atuais e as projeções, oferecendo condições mais adequadas e seguras para a mobilidade.
NA PRÁTICA
O Novo Anel, que será batizado de Fuad Noman em homenagem ao ex-prefeito de Belo Horizonte, que faleceu em março último, compreende as BRs 040, 262 e 381. Com a municipalização, a prefeitura está apta a iniciar a construção de novas alças de viadutos e acesso no trecho entre os KMs 533 e 534, entre a BR-040 e a Via Expressa. As intervenções serão feitas pelo município, que receberá os recursos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).
Conforme foi informado pela administração municipal, técnicos do Executivo elaboraram um plano de atuação que engloba cinco eixos: infraestrutura viária (obras e reformas); manutenção e conservação (pavimentação, obras de arte especiais e correntes, iluminação, sinalização, conserva verde, elementos de proteção e segurança); operação viária (videomonitoramento, fiscalização e inspeção de tráfego); desenvolvimento urbano (plano de integração urbana, gestão do uso e ocupação do solo e patrimônio público); e modernização (adequação às novas realidades).
“A operação viária do Anel caberá, num primeiro momento, às regionais Barreiro, Pampulha e Leste/Nordeste da BHTrans. O trabalho prevê atendimento mecânico (destinado à remoção do veículo e à desobstrução da via), informações aos usuários (incluindo transporte coletivo) e eventuais deslocamentos de fluxos, tais como interdições e desvios de trânsito. Inicialmente, 60 agentes da BHTrans e da Guarda Civil Municipal já estão sendo treinados com aulas teóricas e práticas ministradas pela concessionária EPR”, informou o governo belo-horizontino.
A proposta é que o limite de velocidade da via seja de 70 km/h. Cerca de 40 pontos receberão novos radares nos dois sentidos.
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