Checagem automática

ANTT anuncia novo modelo do vale-pedágio obrigatório integrado ao sistema free flow

Editorial / 03 de Setembro de 2025 / 0 Comentários

Sistema de pedágio Free Flow está sendo implantado em algumas rodovias brasileiras

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Um novo modelo de operação do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Trata-se da utilização de leitura automática das placas dos veículos por meio da tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (a OCR), dispensando o uso de TAGs e integrando o processo ao sistema de pedágio eletrônico sem barreiras, o Free Flow. 

A proposta é fazer com que caminhoneiros e transportadoras reduzam as paradas nas praças de pedágio e ganhem tempo na viagem, já que, com a automatização, o VPO poderá ser antecipado e registrado diretamente na placa do veículo, digitalmente, sem necessidade de adesivos ou dispositivos adicionais. “Isso significa mais fluidez nas operações, menos burocracia e maior controle para embarcadores e contratantes do transporte”, assegurou a ANTT.

A novidade foi anunciada pela autarquia federal no início de julho. Na ocasião, a agência ressaltou a importância do Vale-Pedágio Obrigatório no escoamento, na segurança e na eficiência do transporte rodoviário de cargas no país. A empresa Roadcard Instituição de Pagamento Integrado da Logística S.A. foi autorizada a operar o novo formato.

 

BENEFÍCIOS

O modelo operacional recém-anunciado deve trazer, além de mais agilidade, um leque maior de opções tecnológicas no mercado, de acordo com a agência reguladora do setor. Outras vantagens listadas pela autarquia são facilidade de fiscalização e ampliação da transparência, uma vez que o pagamento eletrônico e os registros de passagem passam a ser integrados e rastreáveis.

Entre os aspectos positivos destacados pela ANTT também aparece a integração direta com o sistema Free Flow, já implantado em algumas rodovias brasileiras. Isso porque o VPO será reconhecido automaticamente nas passagens pelos pórticos de pedágio eletrônico, sem necessidade de interrupção da viagem.

 

NA PRÁTICA

O início do funcionamento do novo modelo depende de a fornecedora apresentar à agência reguladora os contratos com as concessionárias das rodovias e um cronograma de implantação do sistema OCR nas praças de pedágio. Essas etapas são condicionantes para que o modelo passe a operar efetivamente, conforme ressaltado pela ANTT.

“Com a aprovação da Decisão Suroc nº 389/2025, publicada na edição de hoje [8 de julho] do ‘Diário Oficial da União’, a ANTT reafirma seu compromisso com a modernização da logística brasileira, buscando soluções que reduzam barreiras, aumentem a competitividade e garantam mais eficiência ao transporte rodoviário de cargas, um setor essencial para o desenvolvimento econômico do país”, concluiu a autarquia

 

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