Referência para os caminhoneiros

Fetrabens está sob nova direção: Everaldo de Azevedo Bastos assume entidade com compromisso de fortalecer o transportador ainda mais

Editorial / 03 de Setembro de 2025 / 0 Comentários
A- A A+

A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) inicia um novo capítulo em sua história. Pela primeira vez, todos os sindicatos filiados se uniram em torno de uma chapa única, elegendo uma diretoria que promete modernizar e fortalecer a entidade.

“Fui presidente do sindicato de São José dos Campos e região e agora assumo pela primeira vez a federação. Nesta gestão, chegamos unidos, não tivemos chapas concorrentes”, explica o novo presidente, Everaldo de Azevedo Bastos.

Segundo ele, a prioridade inicial é reorganizar a estrutura administrativa da Fetrabens. “Cada diretor vai cuidar de um setor específico de interesse dos caminhoneiros autônomos do estado de São Paulo. Isso nos permitirá atuar de forma mais técnica e próxima ao poder público e aos órgãos que influenciam o transporte de cargas”, afirma.

A nova gestão pretende investir em inovação e tecnologia para fortalecer os sindicatos. “Queremos trazer modernização no atendimento, parcerias, convênios e um respaldo maior para que os sindicatos possam exercer melhor seu papel junto ao caminhoneiro associado”, destaca Everaldo.

Outro diferencial será o modelo de governança. “A hierarquia será mais horizontal. O presidente passa a ter uma atuação executiva, colocando em prática as estratégias definidas em conjunto com os sindicatos”, explica.

Entre as principais demandas do setor, o presidente cita questões políticas e administrativas. “O caminhoneiro precisa de mais acesso a quem realmente toma decisões: portos, segurança viária, policiamento. Vamos focar causas coletivas, buscando soluções por meio do diálogo”, aponta.

Apesar das mudanças, a continuidade também está garantida. “O último presidente fez um excelente trabalho durante 15 anos. Vamos manter os projetos que estão dando certo, como o programa de comunicação, a contratação direta de caminhoneiros e o SAC de atendimento ao transportador. Nossa intenção é aprimorá-los, nunca encerrar”, garante.

Everaldo também adiantou que pretende expandir a federação. “Hoje apenas quatro sindicatos do estado não são filiados. Nossa meta é trazê-los para dentro da Fetrabens, ampliando a representatividade da categoria”, afirma.

A posse da nova diretoria está marcada para o dia 5 de setembro, iniciando oficialmente o processo de transição.

A Fetrabens é a maior federação de transportadores autônomos do Estado de São Paulo. Desde a sua constituição, no dia 27 de novembro de 1985, protagonizou, na qualidade de negociadora, diversas e relevantes ações, que ensejaram grandes conquistas para os transportadores autônomos, como alteração de leis, portarias e outros normativos para que o transportador pudesse exercer sua profissão com dignidade e segurança.

Além disso, é reconhecida e tida como uma referência pelos órgãos governamentais das esferas federal e estadual, pois é um dos principais colaboradores com Estado, na qualidade de entidade técnica e consultiva, para o estudo de políticas públicas e de apresentação de soluções a diversos problemas relacionados ao trânsito e ao transporte rodoviário de cargas.

Com o auxílio de seus sindicatos filiados, a Fetrabens exerce um papel fundamental não só para a categoria, mas para o transporte de cargas brasileiro: contribui para o desenvolvimento assistencial, a partir de ações que envolvam educação, saúde, lazer e suporte jurídico aos transportadores autônomos.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.