Consulta mais fácil
ANTT lança ferramenta acessível para verificação de autuações no sistema

ferramenta lançada pela Antt visa facilitar verificação de multas no trC
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou recentemente uma ferramenta de consulta a multas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros. De acordo com a entidade, o novo recurso possibilita que qualquer pessoa verifique, de maneira rápida e segura, qual sistema é utilizado para o processamento da respectiva autuação, bastando acessar o site da ANTT (https://www.gov.br/antt).
A consulta é feita por meio do número do auto de infração, identificando automaticamente se a multa foi registrada no Sistema Integrado de Fiscalização, Autuação, Multa e Arrecadação (Sifama) ou no Radar.
O Sifama é voltado para autuações relacionadas ao transporte de cargas e passageiros. Para acessar essas informações, é necessário realizar um cadastro simples com CPF/CNPJ e e-mail, garantindo maior segurança ao usuário, conforme destacado pela agência reguladora. Geralmente, o auto de infração começa com quatro letras ou mais.
Já o Radar é utilizado principalmente para infrações relacionadas à fiscalização em rodovias federais concedidas e em operações regulares da ANTT. A consulta pode ser feita pela placa do veículo e pelo Renavam, sem necessidade de login. Geralmente, o auto de infração começa com duas ou três letras.
“A ANTT continua sua jornada rumo a uma gestão mais ágil e acessível, acompanhando as inovações tecnológicas e atendendo às necessidades da sociedade de maneira prática e eficaz. A consulta de multas nunca foi tão simples, com a confiança e a responsabilidade que o transporte rodoviário exige”, afirmou o diretor-geral da agência, Guilherme Theo Sampaio.
MELHORIAS
Ainda de acordo com a entidade, a nova ferramenta é resultado do avanço da informatização das suas funcionalidades e representa mais um passo importante “rumo à modernização e à eficiência na prestação de serviços públicos”.
“O novo sistema de busca atende a uma demanda antiga dos autuados e representantes legais, oferecendo mais agilidade e clareza no acesso às informações. A iniciativa reforça o compromisso da ANTT com a modernização da gestão pública e com a aproximação dos serviços da sociedade”, pontuou a entidade.
Para os usuários que precisarem de mais informações no momento em que forem verificar suas autuações, a ANTT disponibilizará canais adicionais de atendimento, como a plataforma Fala.BR, o telefone 166 e o atendimento presencial na sede da entidade, em Brasília (DF).
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