Imposto zerado

Medida provisória perde validade, e imposto que incide sobre o diesel volta 
a ficar zerado. O valor, até então, financiava o programa para compra de veículos novos.

Economia / 16 de Novembro de 2023 / 0 Comentários

O valor do combustível na bomba pode baratear novamente. A Medida Provisória 1.175, que criou o programa de descontos para compra de veículos novos, perdeu a validade no início de outubro. Por isso, os tributos que incidiam sobre o óleo diesel voltam a fi

A- A A+

O valor do combustível na bomba pode baratear novamente. A Medida Provisória 1.175, que criou o programa de descontos para compra de veículos novos, perdeu a validade no início de outubro. Por isso, os tributos que incidiam sobre o óleo diesel voltam a ficar zerados. 

Conforme foi publicado na Agência Brasil, o governo federal decidiu, em janeiro, manter zerada até dezembro a tributação pelo Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o diesel e o gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha.

A desoneração, no entanto, foi revertida para custear o programa para compra de veículos novos, no caso dos caminhões, com foco na renovação da frota. A MP 1.175 criou o programa de incentivos e, com a vigência de quatro meses a partir de junho, voltou a tributar o diesel em R$ 0,11 por litro para bancar o desconto de R$ 1,5 bilhão em impostos sobre veículos novos. O programa previa a compra de caminhões, vans e carros de passeio.

No fim de junho, o governo editou uma nova MP - 1.178 Ð elevando a oneração em mais R$ 0,03, chegando a R$ 0,14 por litro do diesel. Isso porque o programa foi acrescido em R$ 300 milhões para conceder descontos extras a carros populares, que tiveram alta demanda.

Segundo informações da Receita Federal, as duas MPs perderam o efeito, tanto a 1.178 quanto a 1.175. Portanto, volta a se aplicar o disposto no artigo 3º da Lei 14.592, de 2023, que previa a desoneração do diesel e do biodiesel até 31 de dezembro de 2023. “Se não houver mudanças legais até lá, a partir de 1º de janeiro de 2024 as alíquotas do diesel e do biodiesel voltam aos seus valores normais, a saber: R$ 0,35 por litro para o diesel e R$ 0,14 por litro para o biodiesel”, informou em nota a Receita.

Sobra
O programa de incentivo à compra de veículos novos permitia a aquisição de caminhões após a entrega de caminhões antigos para reciclagem. O objetivo, no caso, dos veículos pesados, era renovar a frota que trafega pelas rodovias. O valor total liberado para compra de caminhões e ônibus pelo programa foi de R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus.

No entanto, segundo informações publicadas na Agência Brasil, foram usados, até o momento, R$ 100 milhões para compra de caminhões e R$ 140 milhões para compra de ônibus e vans. 

Ao entregar o veículo com idade superior a 20 anos para reciclagem, o interessado poderia comprar outro caminhão na mesma categoria ou de categoria inferior com descontos que variaram entre R$ 33.600 e R$ 80.300.
Segundo informações da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 400 caminhões e ônibus foram vendidos com os descontos oferecidos pela MP.

No caso dos veículos de passeio, o programa foi encerrado em julho, com a liberação de todos os recursos disponíveis. O balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostrou que foram vendidos 125 mil veículos leves com descontos entre R$ 2.000 e R$ 5.000. (Com Agência Brasil)  
 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.