Mais tecnologia a caminho
Instalação de balanças de pesagem em movimento é autorizada a 23 concessionárias de rodovias

Segunda balança eletrônica de pesagem em movimento no brasil, na br-364, foi aprovada pelo inmetro
A Superintendência de Infraestrutura Rodoviária (Surod) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou 23 concessionárias de rodovias a instalarem balanças de pesagem em movimento, tecnologia conhecida como HS-WIM (sigla em inglês para High Speed Weigh In Motion). Os estudos e os projetos de implantação dos equipamentos deverão ser submetidos a uma inspeção acreditada.
Em matéria publicada no Blog do Caminhoneiro, Suzete Suzuki, CEO da ICV Brasil, empresa certificadora que já conta com engenheiros especializados em balanças rodoviárias, afirma que “esta é uma importante inovação no transporte rodoviário de cargas, contribuindo para agilizar a movimentação de caminhões”.
Na publicação, Suzete frisa que a decisão da Surod vai de encontro à Instrução Normativa nº 19 da ANTT, de 2023, que estabelece que todos os projetos, orçamentos e obras de engenharia no âmbito dos contratos de concessão de rodovias e ferrovias sejam inspecionados por um organismo de inspeção acreditada quando o contrato de concessão ou o regulamento específico da agência estabelecer essa obrigatoriedade.
“A inspeção acreditada tem ganhado relevância nos projetos de concessão rodoviária devido aos novos parâmetros de desempenho introduzidos pela ANTT e aos benefícios já constatados, como a melhoria da qualidade das obras, a redução de custos associados a retrabalhos e a manutenções não planejadas e o aumento da eficiência operacional das rodovias”, diz a CEO na matéria do Blog do Caminhoneiro.
INÍCIO EM MINAS
A primeira balança e pesagem de veículos pesados em movimento do país foi inaugurada em agosto de 2023 no KM 640 da BR-365, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“Trata-se de um projeto que só tem externalidades positivas, com vários ganhos ao usuário, como a redução de filas, da desaceleração, do consumo de combustíveis e de práticas anticompetitivas no mercado. Trazendo também mais segurança e fluidez, além de proporcionar o uso dos dados para ações de inteligência e planejamento”, pontuou o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, na ocasião.
De acordo com a agência reguladora do setor, esses equipamentos substituem as tradicionais praças de pesagem, que possuem um custo de implantação três vezes maior, além de consumirem mais recursos naturais. Os novos pontos de pesagem também causam menos danos ambientais aos locais em que são instalados, conforme frisado pela ANTT.
No HS-WIM, são utilizados sensores especiais instalados no pavimento das rodovias, além de câmeras e sensores nos pórticos para coletar dados em tempo real, como peso, altura, largura, velocidade, quantidade de eixos e leitura de placas.
Esses equipamentos permitem a pesagem por eixo, por conjunto de eixos e do peso bruto total dos veículos, sem necessidade de paradas em balanças estáticas, como no modelo convencional.
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