No caminho da seca

Crise hídrica no Amazonas agilizou assinatura de ordem de serviço para início da pavimentação da BR-319

Estradas / 29 de Outubro de 2024 / 0 Comentários

A emergência climática que atinge o Amazonas impulsionou o governo federal a autorizar as obras de pavimentação do trecho C da BR-319/AM/RO.

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A emergência climática que atinge o Amazonas impulsionou o governo federal a autorizar as obras de pavimentação do trecho C da BR-319/AM/RO. A ordem de serviço para início imediato dos trabalhos nos primeiros 20 km de um total de 52 km foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 10 de setembro, durante uma visita ao Estado. 

O governo federal ressaltou que a população amazonense depende prioritariamente do rio para se deslocar, mas, devido à seca que atinge a região, diversas cidades e comunidades indígenas e ribeirinhas ficaram isoladas.
“Eu ouvi hoje pessoas dize ndo que o último médico passou por lá em fevereiro, que as crianças estão com dificuldade pra irem para a escola porque o rio baixou”, disse o presidente na ocasião.
A BR-319/AM/RO liga as capitais Manaus (AM) e Porto Velho (RO). O segmento a ser pavimentado vai do KM 198 ao KM 250. Serão investidos R$ 157,5 milhões na realização dos trabalhos. Esse pedaço da estrada é conhecido como Trecho C - ou Lote Charlie - e amplia a conexão com Manaus, permitindo mais agilidade no acesso a suprimentos e a serviços de saúde. Ele antecede o chamado Trecho do Meio, que adentra pela região mais densa da floresta amazônica.
 
Cenário preocupante
O Amazonas vem enfrentando uma severa crise hídrica. Em 9 de setembro, por exemplo, o nível do Rio Negro atingiu 17,73 m, conforme foi apurado pela Defesa Civil do Estado, caracterizando uma redução de 25 cm em 24 horas em Manaus e 2 m em apenas nove dias. Outro importante rio, o Solimões, atingiu seu menor nível, de menos 135 cm, no dia 3, em Tabatinga.
“Nesse momento, estamos vivendo uma junção perversa de alguns fatores que, combinados, estão criando essa situação. O primeiro é a mudança do clima, que está afetando o regime de chuvas, o período de seca e o de cheias. Ao lado de tudo isso temos o problema do desmatamento e das queimadas, que agravam ainda mais essa situação”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a assinatura da ordem de serviço da pavimentação da BR-319.
De acordo com o governo federal, atualmente, o Amazonas e o Amapá são os únicos Estados brasileiros completamente desconectados da malha viária do restante do país. O projeto da BR-319/AM/RO é uma resposta à parte desse isolamento histórico. O projeto é de 1968, quando as obras foram iniciadas, mas nunca foi concluído. Em 1988, a rodovia foi fechada devido ao abandono e à falta de manutenção.

 

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