Transporte digitalizado
Plataformas on-line relacionadas ao setor e ao trânsito vêm se destacando entre os serviços virtuais disponíveis no gov.br
A- A A+Com mais de 34 milhões de usuários, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ficou entre os cinco aplicativos mais baixados pelo gov.br em janeiro último, conforme informado pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) no início de março.
A plataforma dá acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digitais, que têm o mesmo valor legal dos documentos em papel. Além da comodidade, as versões on-line oferecem a possibilidade de lembrar os condutores sobre o vencimento da CNH, emitir avisos de recall e informar a relação de veículos de propriedade, bem como permitir consultas a infrações de trânsito (a vencer e pagas).
O aplicativo ainda possibilita o acompanhamento, o recebimento e o pagamento antecipado de multas com desconto de até 40% para infrações emitidas pelos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.
A CDT também permite visualizar as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro e as mensagens de campanhas oficiais da Secretaria Nacional de Trânsito. “É uma ferramenta que traz grande facilidade para o cidadão, simplificando a sua vida e trazendo mais conforto, segurança e comodidade na palma da mão”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, lembrando que a plataforma recebeu o prêmio iBest em 2020 como melhor ferramenta de serviços do governo federal.
A carteira digital, desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.
Mais novidade
Ainda na esfera tecnológica, o Minfra lançou, no fim de fevereiro, a Lidera Infra, uma ferramenta on-line composta por painéis de monitoramento e indicadores relacionados à gestão estratégica, visão multimodal e resultados de negócios sobre a infraestrutura de transporte. A plataforma permite que toda a sociedade consulte dados do setor por meio do endereço
gov.br/portal-da-estrategia/lidera-infra.
“É muito importante esse planejamento e a gestão estratégica das nossas atividades para que a gente possa aferir onde estamos hoje e, com isso, planejar os próximos passos. É fundamental termos metas claras, prazos e saber o que queremos alcançar para que possamos realmente aferir esse esforço como ministério”, disse o então secretário-executivo da pasta, Marcelo Sampaio – ele assumiu a titularidade do Minfra após a saída de Tarcísio Gomes de Freitas, que pleiteia o cargo de governador de São Paulo.
De acordo com o subsecretário de Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação do ministério, Carlos Reis, a plataforma atende a sociedade, que exige cada vez mais transparência na gestão pública. “É um espaço moderno de prestação de contas, onde o cidadão pode consultar informações por meio dos nossos painéis de indicadores e conferir o nosso trabalho e o planejamento, que ajudam o Brasil a se tornar líder em competitividade na América Latina”, concluiu.
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.