Alerta constante

Campanha realizada em maio sensibiliza sobre a importância 
de adotar comportamentos seguros no trânsito o ano todo

Segurança / 02 de Agosto de 2023 / 0 Comentários

Durante o mês de maio, o país celebrou com ações em todos os Estados a décima edição do Maio Amarelo, campanha criada para sensibilizar a sociedade sobre a importância de comportamentos mais seguros no trânsito e que deve ser lembrada durante todo o ano.

A- A A+

Durante o mês de maio, o país celebrou com ações em todos os Estados a décima edição do Maio Amarelo, campanha criada para sensibilizar a sociedade sobre a importância de comportamentos mais seguros no trânsito e que deve ser lembrada durante todo o ano. 

Além das ações, o governo federal anunciou que a segurança viária será critério definitivo para investimentos públicos na área de infraestrutura.

Segundo o secretário nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, a segurança viária passa a ser um dos princípios apontados pelo ministro Renan Filho ao definir por um investimento público. “No trânsito, a escolha pela vida tem efeitos práticos na saúde, na educação e nos custos do país. Somos a terceira nação que mais mata no trânsito no mundo. É uma realidade muito triste”, afirmou.

O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, conforme foi definido pelo Conselho Nacional do Trânsito em 2022. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito e, no Brasil, ganha força ao ser realizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, além de órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.

As ações concentradas em maio foram feitas para orientar motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito durante todo o ano, bem como adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

Adrualdo Catão disse, durante as celebrações, que o mês de maio é “uma oportunidade para que todos possam refletir sobre a forma como se comporta no trânsito e a necessidade de investir em políticas públicas voltadas para a segurança viária”.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, 77% dos 15 mil acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 foram causados por decisões erradas ao volante, como ultrapassagens indevidas e velocidade acima do permitido na via.

Premiação

Neste ano, o ONSV trouxe a sexta edição do Destaques Maio Amarelo 2023. O objetivo é premiar e reconhecer as ações realizadas durante o mês. A premiação acontece desde 2016, com pausas apenas no período de pandemia, e vai condecorar os cinco primeiros colocados por ações nas categorias: iniciativa privada, poder público, imprensa/mídia, instituições de ensino, sociedade civil organizada e cidadão Maio Amarelo.

O evento vai mostrar ao público as boas práticas que se destacaram entre as milhares realizadas no país. “Precisamos incentivar as boas práticas no trânsito. Sabemos que os acidentes causam muito prejuízo. Por isso, trabalharemos incessantemente para garantir uma mobilidade segura e eficiente”, afirmou o secretário.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.