Por uma vida mais consciente

Comportamento

Comportamento / 03 de Julho de 2015 / 0 Comentários
A- A A+

Adepto do veganismo, um grupo de amigos resolveu inovar; desde 2014, eles percorrem as cidades brasileiras, a bordo de uma Kombi, oferecendo alimentos naturais e promovendo diversas oficinas, palestras, experiências e outras atividades

ue os food trucks - como são chamadas as caminhonetes gastronômicas inspiradas nos famosos
veículos do estilo em metrópoles como Nova York - viraram uma verdadeira febre em todo o Brasil todo mundo já sabe. Em Belo Horizonte, por exemplo, não é raro, em alguma esquina, você trombar com um desses simpáticos veículos customizados. Contudo, o que é difícil de se encontrar, pelo menos por aqui, é um desses trailers com uma proposta bastante diferente: reunir um grupo de amigos para viajar, pelos municípios brasileiros, comercializando somente produtos naturais e disseminando a filosofia da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Unidos pelo mesmo ideal, os amigos Sandro Lobo, 28, que é instrutor de ioga, Marcelo Araújo, 28, biólogo e mergulhador, Rafael Figueiredo, 29, advogado, e Bárbara Leoa, 25, culinarista vegana, decidiram largar o emprego e o conforto de suas casas para colocarem o pé, ou, melhor dizendo,
a Kombi na estrada. Desde junho do ano passado, a saga desse grupo de aventureiros, que começou nas cidades do interior baiano, conta ainda com a parceria de mais duas amigas, a antropóloga Juliana Barretto, 33, e a pedagoga Marina Oliveira, 30. Desde então, eles passaram por Sergipe, em Aracaju, e, agora, se fixaram nas praias de São Miguel dos Milagres, próximo a Maceió, capital de Alagoas. “Ficamos em cada cidade somente por algum tempo, já que o nosso objetivo é percorrer diversos municípios do país. Não temos destino certo”, brinca Araújo.
A bordo da Cura, como carinhosamente batizaram a Kombi, que foi adaptada totalmente e estilizada pelo artista baiano Eder Muniz, eles oferecem em sua lanchonete itinerante uma gama de produtos veganos, ou seja, alimentos que não são de origem animal nem contêm seus derivados, como leite e queijo.“Nós somos vegetarianos veganos. Com a Kombi Cura, queremos mostrar para as pessoas que é possível, sim, se alimentar de refeições saborosas, mas livres de crueldade. Já trabalhamos com muitas coisas, como pães, tortas, doces, salgados integrais. Depois, focamos mais as opções sem glúten. Hoje, nosso cardápio é todo vegano, integral e sem glúten. Os alimentos têm taxas reduzidas de açúcar e sódio. Além disso, não utilizamos aditivos nem conservantes”, enfatiza Araújo. “Afinal, batata frita e todinho não são comida de verdade”, completa. Além de não comerem carne, os adeptos do veganismo também não usam roupas de seda, lã ou couro. 

DELÍCIAS SEM CRUELDADE
Por falar em sabor, o cardápio da Cura realmente é bastante diversificado. Dentre as iguarias e delícias servidas na lanchonete itinerante estão os sucos naturais, os burgueres de vegetais, como grão de bico, lentilha, ervilha e feijão, além de salgados, pães e bolos integrais, pizzas vegetais e até o tradicional pão de queijo mineiro, feito sem leite e queijo. “Também adaptamos pratos típicos dos locais por onde passamos”, destaca Araújo.
Segundo Sandro Lobo, para nos alimentarmos de uma maneira saudável, é preciso que cada um de nós saia do automático e passe a prestar atenção no que está comendo, de maneira consciente. “Por isso, criamos esse projeto. Queremos semear e estabelecer uma relação de cura com as pessoas a partir de uma alimentação saudável e de outros hábitos saudáveis, como ioga, teatro, dança e esporte. Por onde passamos, buscamos agregar pessoas para essas práticas e fazer com que elas tomem consciência desses bons hábitos”, explica o instrutor de ioga. 

CONSCIENTIZAÇÃO DE VIDA
Além de oferecerem alimentos saudáveis, os aventureiros promovem outras atividades por onde passam, como oficinas de ioga, palestras sobre direito animal, saúde e meio ambiente, oficinas culinárias, exibição de filmes e bate-papo. “Também organizamos retiros espirituais e de desintoxicação física, mental e emocional”, complementa Sandro Lobo.

APRENDA A FAZER

Pão de queijo sem queijo

Ingredientes:
2 kg de macaxeira
500 g de polvilho azedo
500 g de polvilho doce
1 colher de sopa rasa de levedura de cerveja
1 colher de sopa rasa de curry
1 colher de sopa rasa de açafrão
Meia xícara de óleo
Cheiro verde (opcional)
Sal a gosto


Modo de preparo:
Cozinhe a macaxeira até que fique bem amolecida. Deixando um pouco de água ainda na panela, esmague-a, com um socador ou um pilão, até que se torne uma massa uniforme. Aproveite esse momento para ir retirando o fiapo presente no centro da raiz. Depois, acrescente a levedura, o
curry e o açafrão, dosando para que o seu pão de queijo ganhe a coloração que você deseja. Acrescente o óleo e, em seguida, o polvilho azedo, misturando bem para que seja integrado à massa. Por fim, coloque o polvilho doce e misture bem, com as próprias mãos. É ele que vai dar o ponto do pão de queijo. Sove a massa e verifique se ela já não está mais grudando tanto nas mãos. Faça
bolinhas, coloque em uma forma (que nem precisa estar untada), cuidando para que não se toquem umas nas outras, e leve ao forno médio para assar por 30 a 40 minutos.

 

Acompanhe esta aventura:
https://www.facebook.com/kombicura

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.