Mobilização 
e articulação

Diretoria da federação participa de reuniões 
e eventos para defender interesses de associações

Fenacat / 02 de Abril de 2024 / 0 Comentários

O início do ano legislativo impulsiona uma série de ações da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat). A diretoria da instituição participou de reuniões com pessoas importantes na agenda pública e de um dos principai

A- A A+

O início do ano legislativo impulsiona uma série de ações da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat). A diretoria da instituição participou de reuniões com pessoas importantes na agenda pública e de um dos principais eventos de proteção veicular.

Um dos primeiros encontros foi com um representante do Partido dos Trabalhadores (PT), que confirmou o interesse do governo federal em regularizar a situação das associações de proteção veicular com o objetivo de aprimorar a segurança jurídica dessas instituições. Disse ainda que esse assunto está sob os cuidados do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que será o responsável por conduzir a agenda.
 
Ainda sobre a defesa dos interesses dos associados, a diretoria da Fenacat mantém contato direto com o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos/SP) Ð relator do Projeto de Lei Complementar 101/2023, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados. No fim do ano passado, ele visitou a Associação dos Cegonheiros do Brasil para conhecer um pouco mais esse ramo e como o projeto vai impactar o setor. 
 
“Diálogo é parte do processo democrático, e, como relator do projeto que trata sobre a ampliação da participação das cooperativas no mercado dos seguros, o trabalho deve ser diário. Agradeço ao presidente da associação, Carlos Humberto (Kito), ao presidente da Fenacat, Luiz Carlos Neves, à relações governamentais da Fenacat, doutora Virginia Laira, e aos diretores e associados pela oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido e pelos esclarecimentos necessários”, disse o deputado federal Vinicius em suas redes sociais. Atualmente, a matéria está sujeita à apreciação do Plenário na Câmara. 
 
Referente à Superintendência de Seguros Privados (Susep), a diretoria conversou com um representante do órgão, que ressaltou a autonomia dos transportadores para escolher entre associação, cooperativa e empresa. Contudo, é fundamental seguir as orientações, pois a Susep vai fiscalizar o modelo de vínculo.
 
Evento
No dia 5 de fevereiro, a diretoria da Fenacat participou do maior encontro sobre associativismo do país, trazendo o tema: Proteção Veicular - Diálogos sobre a Regulação Ð em São Paulo. Promovido pela Força Associativa Nacional (FAN), o evento reuniu mais de 400 pessoas com painéis e debates técnicos.
Além das discussões, o encontro contou com parlamentares, que ressaltaram a importância do papel da Fenacat como legítima federação para a defesa de associações de caminhoneiros e transportadores.
 
“Estamos aguardando algumas agendas para retornarmos a Brasília, mas entendemos que por ora será difícil até que as comissões voltem a funcionar. Sabemos que este ano será marcado por muitos obstáculos, principalmente pelas eleições para as prefeituras. Contudo, jamais nos furtamos da atribuição genuína da Fenacat de garantir as melhores condições e segurança institucional para as associações. Continuamos na luta!”, enfatiza o presidente da federação, Luiz Carlos Neves.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.