Aplicativos para diminuir acidentes

Programa ‘Parada pela Vida’ desenvolve programas para celulares que alertam sobre uso de celular e álcool ao volante

Tecnologia / 07 de Maio de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Aplicativos para evitar acidentes. Sim, mesmo que eles sejam para smartphones e tablets, verdadeiros inimigos do volante. O programa Parada pela Vida, que se trata de um conjunto de campanhas e ações para diminuir pela metade o número de acidentes nas rodovias e cidades brasileiras em 10 anos, desenvolveu e está divulgando três aplicativos que têm o objetivo principal de ajudar o motorista: o Mãos no Volante, o Onde Tem Táxi Aqui? e ainda o De Quem É A Vez?.

Eles foram desenvolvidos pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para reduzir duas das principais causas de acidentes no trânsito: a distração em razão do uso do telefone e a direção após consumo de bebida alcoólica.

O Mãos no Volante é uma ferramenta para smartphones que ajuda o motorista a evitar o uso do telefone celular enquanto dirige. Ele bloqueia chamadas para o número de celular. Quem ligar ou enviar mensagem de texto para o número receberá a seguinte resposta automática: “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”. A mensagem pode também ser personalizada pelo usuário do aplicativo. O intuito é que a ferramenta contribua para que o motorista tenha mais concentração e segurança enquanto dirige.

Segundo informações do Programa Parada pela Vida, pesquisas apontam que o uso do celular no trânsito é tão perigoso quanto beber antes de dirigir. Consiste em uma das principais causas de distração, o que aumenta o risco de acidentes em até 400%, como atropelamento e batidas.

No Brasil, dirigir falando ao celular implica infração média, com pena de multa de R$ 85,13, e soma quatro pontos na carteira de habilitação.

O serviço Onde Tem Táxi Aqui? foi desenvolvido para incentivar os motoristas a voltar para a casa de táxi se tiverem consumido bebida alcoólica. O aplicativo usa os dados disponíveis no Google para buscar pontos ou empresas de táxis que ofereçam um carro mais rapidamente.

Outro aplicativo que está fazendo sucesso nas rodas de bares – e é um bom aliado dos motoristas nas cidades brasileiras que estão recebendo o festival Comida di Buteco – é o De Quem É A Vez?. Ele é capaz de sortear, em um grupo de amigos, quem será o Motorista da Parada. O serviço tem o objetivo de difundir a prática de direção segura e lembrar sempre que no país é proibido dirigir após ingerir álcool, com pena de multa que chega a R$ 2 mil, de acordo com a Lei Seca.

Além de divertido, o De Quem É A Vez? informa aos amigos quem ficará sóbreo naquele dia. Depois do sorteio, o sistema envia um SMS para o amigo escolhido informando a decisão.

Outro aplicativo lançado pelo Parada para auxiliar o motorista no trânsito é o Rota das Cidades. São informações seguras para o usuário escolher, compartilhar e salvar uma rota real que ele fará. Ao selecionar origem e destino, é possível saber as condições das rodovias, a previsão do tempo, o valor dos combustíveis ao longo do trecho e a localização dos postos de gasolina. 

ALERTA

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) divulgou recentemente nota sobre alguns aplicativos disponíveis no mercado e pediu cuidado na hora de usá-los. A ênfase foi nos apps de carona solidária que estão no mercado. Para a ANTT, se gratuito, o uso deve ser incentivado. Caso contrário, se estabelecer um valor para o transporte, é preciso ter cautela. “Entendemos que existem dois extremos: quando a carona de fato é gratuita e quando há troca de valores. Por vezes, os limites entre essas duas dimensões se confundem e temos de analisar cada caso isoladamente”, afirma o coordenador do laboratório de inovação digital da ANTT, Beto Aquino Agra.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.