ARLA 32: solução ambiental?

Agente líquido aparece como redutor de emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel

Meio Ambiente / 06 de Fevereiro de 2015 / 0 Comentários
A- A A+

Recentes testes realizados por es­pecialistas com o Arla 32, agente líquido redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), mostram que o uso correto do aditivo diminui essas emis­sões em até 98%, contribuindo de forma decisiva para o preservar o meio ambiente e reduzindo significativamente os riscos para a saúde da população, hoje exposta a um grau elevado de poluição atmosférica.

O produto é uma solução a 32,5% de ureia de alta pureza em água desminerali­zada. Transparente, não tóxico e de manu­seio seguro, não é explosivo, nem inflamá­vel, nem danoso ao meio ambiente, sendo considerado de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. Não é um com­bustível, nem um aditivo de combustível, devendo ser utilizando em um tanque específico em veículo diesel - Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).

O Arla 32 atua nos catalisadores do sistema de escapamento dos motores, per­mitindo a redução da emissão de óxidos de nitrogênio. Em reação com os gases de escape dos veículos, transforma NOx em vapor d’água e nitrogênio, gases inofensi­vos para a saúde humana. Seu uso é re­gulamentado pela Resolução 214, emitida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 28/09/2009.

DESAFIO

Contudo, estudo da Associação dos Fa­bricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América Latina (Affevas) revela que, desde 2013 houve um claro descolamento entre as vendas do Arla 32 e do óleo diesel. O Arla 32 destina­-se à frota de veículos fabricados a partir de 2012, para atender à norma ambiental Euro V, criada na União Europeia para li­mitar a quantidade de emissões veiculares.

O uso de emuladores, conhecidos como “chips”, permite burlar o uso do Arla 32, equivalendo a uma regressão de 20 anos em termos de atraso ambiental. As emis­sões de NOx de um caminhão Euro V adul­terado, para não se usar o Arla 32, equi­valem às emissões de 4,5 caminhões não adulterados.

Nesse sentido, especialistas atuam para dar visibilidade à questão de modo a conscientizar a sociedade, fortalecer a fiscalização e eliminar a prática lesiva, assegurando o cumprimento da resolução do Conama.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.