Atenção: trechos interrompidos

Dnit alerta para, pelo menos, três rodovias com tráfego prejudicado por obras ou chuva

Estradas / 07 de Maio de 2014 / 0 Comentários
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Os motoristas que trafegam pelo país devem ficar atentos aos trechos interrompidos para obras ou por causa de chuva. São pelo menos três lugares nessa situação, demandando desvios ou paciência, já que alguns podem estar situados no sistema Pare e Siga.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) restringiu o tráfego de caminhões e outros veículos de carga na DF-003, entre o balão do Colorado e o balão do Torto, no sentido Brasília, das 16h às 20h, em dias úteis. A medida, segundo o DER, tem a intenção de diminuir o risco de acidentes de trânsito no local.

A intenção é melhorar o tráfego para os moradores de Sobradinho, Planaltina e condomínios da região. De acordo com o DER, o tráfego ficará restrito somente até a conclusão de obra de ampliação da rodovia, que tem previsão de durar dois anos. O trecho começa no KM 0 da BR-020/DF-003 até o KM 5 da rodovia DF-003.

Os condutores devem desviar pela DF-001, onde ficam até a liberação da pista ou seguem pelo Paranoá, que aumenta a viagem em 25 km. Outro desvio sugerido pelo DER é passar pelo Lago Oeste. No entanto, o DER alerta que os motoristas de veículos pesados devem programar sua viagem para não chegar a Brasília nesse horário de restrição.

Obras no lote 29 na BR-101/SC mudaram sinalização: motoristas devem ficar atentos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alerta para outro trecho interditado: a BR-153, na altura do KM 396, em Goiás. A chuva intensa provocou rompimento de parte da rodovia entre os municípios de Jaranápolis e Jaraguá. O trânsito no local está em meia pista, permitido apenas para veículos leves.

Os motoristas devem seguir algumas alternativas sugeridas pelo Dnit: em Anápolis, seguir pela BR-414, passando por Corumbá de Goiás / Cocalzinho de Goiás até o entroncamento da BR-080/GO. Pela BR-080/GO, seguir até retornar à BR-153/GO próximo a Uruaçu. Outra sugestão é: de Anápolis, seguir pela GO-330, passando por Campo Limpo / Ouro Verde, até o entroncamento com a GO-080 (Petrolina de Goiás). Pela GO-080, passar por São Francisco de Goiás até retornar à BR-153/GO. Ou ainda, de Goiânia, seguir pela GO-080 passando por Petrolina de Goiás / São Francisco de Goiás até retornar à BR-153/GO.

No Sul do país, mais mudanças. Com a conclusão das obras na BR-101/SC, os motoristas devem ficar atentos às modificações no trânsito. Entre Araranguá e Sombrio, a pista tem novo traçado e vias laterais construídas para movimentação entre bairros e de pedestres. As pistas estão duplicadas e o trânsito, que antes era em mão dupla, passou a ser em quatro faixas, duas em cada sentido. Foram concluídos viadutos e a velocidade passou de 80 km/h para 110 km/h (veículos pequenos) e 90 km/h (veículos de grande porte).

Mas ainda estão sendo feitos trabalhos complementares que exigem atenção. A empresa responsável pelas obras ainda atua entre os KM 409 e 437, fazendo taludes, sistemas de drenagem e melhoria do pavimento.

SEGUNDA PONTE

O Dnit assinou, no início do mês, contrato no valor de R$ 649 milhões para construção da Segunda Ponte sobre o Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul. O consórcio que venceu a licitação, o Ponte Guaíba, é formado pelas construtoras Queiroz Galvão e EGT Engenharia. A nova ponte fará a ligação entre a capital gaúcha e o Sul do Estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros. Será uma alternativa para desafogar o tráfego na única travessia sobre o Guaíba existente.

Segunda Ponte sobre o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, terá 7km ao todo

A ponte velha, denominada Ponte Getúlio Vargas, tem capacidade restrita e os constantes içamentos do vão móvel acabam gerando congestionamentos no sistema viário de acesso a Porto Alegre e rodovias da região. A Segunda Ponte terá 7,3 km, com duas faixas de trânsito, refúgio lateral e central e acostamento.

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