BR-381: duplicação 
volta para poder público

Com sucessivos leilões fracassados, obras em trecho de 30 km entre BH e Caeté serão feitas pelo governo federal. Edital deve ser publicado em abril.

Estradas / 02 de Abril de 2024 / 0 Comentários

O governo federal vai assumir a duplicação de 31,4 km da BR-381 entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana.

A- A A+

O governo federal vai assumir a duplicação de 31,4 km da BR-381 entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana. O anúncio da medida, que visa fortalecer a infraestrutura logística e melhorar as condições de vida da população, foi feito no início de fevereiro, na capital mineira.

O investimento nas intervenções é um dos que serão aplicados em rodovias estratégicas para a economia mineira e atende a uma demanda histórica, já que o trecho contemplado é crítico e acumula um elevado número de acidentes - muitos deles fatais. 
 
“Essa iniciativa somada às melhorias previstas no projeto de concessão fará com que a BR-381 deixe de ser a Rodovia da Morte e passe a ser a Rodovia da Vida, com segurança para as pessoas e progresso para o Estado”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho. 
 
A expectativa é que o edital de licitação para o projeto e o início das obras seja publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já em abril. Além de solucionar parte dos problemas enfrentados rotineiramente pelos usuários, o investimento público na rodovia mira o leilão previsto para este ano: com a duplicação, a via tende a se tornar um ativo federal mais atrativo. Vale ressaltar que podem ser injetados R$ 10 bilhões em obras e serviços operacionais ao longo da 381 após a concessão.
“Entendemos que o recurso privado tem que ter uma lógica de retorno. Senão, ninguém investe. Por isso, estamos melhorando o projeto e dividiremos os riscos, duplicando os lotes 8A e 8B, um dos trechos mais complexos da rodovia”, frisou Renan Filho.
 
Formalidade
O anúncio da duplicação da BR ocorreu durante um evento realizado em Belo Horizonte e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador de Minas, Romeu Zema (Novo). 
 
“O que apresentamos aqui não é um pensamento do governo federal, mas, sim, o resultado de política pública, civilizatória. Isso é preocupação com o povo de cada Estado. O ano de 2023 foi de preparação do terreno. Fizemos o manejo da terra, preparamos, colocamos semente, e este é o ano em que começa a colheita”, destacou Lula.
 
Zema reconheceu a importância do diálogo entre os Poderes para criar oportunidades pra que a população mineira tenha autonomia e dignidade. “A melhoria da infraestrutura logística sem dúvidas vai ajudar a melhorar a economia local, além de criar oportunidades de geração de emprego e renda”, pontuou o governador.
 
Também participaram do evento os ministros-chefes da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Educação, Camilo Santana; da Saúde, Nísia Trindade; da Gestão e Inovação, Esther Dweck; o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; entre outras autoridades estaduais e municipais e representantes do setor produtivo.
 
Na ocasião, também foi anunciada a inclusão das obras de construção de dois viadutos do Anel Viário de Belo Horizonte, na BR-040. Para isso, foi assinado um protocolo de intenções entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Belo Horizonte, que destinará R$ 65,7 milhões em recursos federais para que a administração municipal execute os trabalhos.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.