Brincadeira de adulto

Comportamento

Comportamento / 14 de Outubro de 2015 / 0 Comentários

Fotos: Emilio Campi

A- A A+

O truckmodelismo ganha adeptos no Brasil e encanta seus admiradores pelo realismo e por seus detalhes

Uma nova categoria de modelismo – o truckmodelismo – reúne caminhões, carretas, maquinários de
construção e de transporte controlados por rádio. Eles impressionam por replicarem fielmente e com riqueza de detalhes veículos e equipamentos. Diferentemente dos vistos em lojas de brinquedos, são miniaturas que remetem a réplicas de veículos reais, podendo ser estáticas ou controladas
por rádio.
O comerciante paulista Nelson Pimentel, de 47 anos, descobriu o truckmodelismo há cerca de dez anos, quando, por acaso, comprou um truck para montar. “Acabei me viciando nesse negócio. Hoje,
tenho uma estimável coleção deles. Meu pai sempre manteve um relacionamento afetivo com caminhões, e eu queria ter um pequeno como forma de homenageá-lo. Logo que ele faleceu, acabei por largar quase todos os outros brinquedos e, hoje, me dedico muito mais ao truck do que aos outros tipos de carros, que sempre curti muito”, narra Nelson.
Esses caminhões em escala reduzida acabaram se tornando o grande hobby do comerciante. “Se não estou mexendo nos meus trucks, dedico-me aos caminhões dos amigos ou mesmo aos seus carros em miniaturas. O hobby acabou se tornando profissão”. 

COMUNIDADE
A família de Nelson também se rendeu aos encantos de seus trucks. Segundo o comerciante, seu filho de 6 anos guia seu próprio truck, um Scania azul. “Tenho uma porção de amigos que apreciam o hobby, e formamos grupos, como o Grupamento Máfia do Rádio (G.M.R), especializado em trucks, e o Território 4x4RC, que reúne praticantes de automodelismo off-road por rádio controlado”, alegra-se Nelson.
Perguntado sobre como os amantes do truckmodelismo interagem, o comer ciante revela que existem alguns encontros.
“Estivemos, no ano passado, no litoral, em São Vicente (SP) e em São Roque (SP). Em 16 de agosto, foi inaugurada, em Nova Odessa (SP), a maior pista temática desse segmento. Ela é americana, com
aproximadamente 500 metros, aonde são muito bem-vindos os modelistas e suas famílias, um local extremamente agradável, que reúne amigos e familiares dos truckmodelistas”.
O que dá mais prazer ao comerciante é a união de amigos e da família, uma interação que o hobby propicia. “Esse local em Nova Odessa deu um trabalho enorme. Foi muita gente envolvida, muitos amigos. Mas, no fim das contas, ficou espetacular. Sintam-se todos convidados a conhecerem o espaço”, convida Nelson.

COMO COMEÇAR?

O primeiro passo é adquirir um kit de montagem com as peças do caminhão, sendo que o investimento depende do modelo. Segundo Emilio Campi, diretor e fundador da ECampi RC Custom Models – empresa que monta e customiza trucks –, a marca Tamiya, por exemplo, possui kits na escala
1/14, que vêm desmontados e incompletos (as peças serão colocadas posteriormente), e um manual ilustrado com texto na língua inglesa.
De acordo com Emilio, não existem cursos para se aprender a juntar as peças do minicaminhão, porém, com o manual em mãos, um leigo no tema tem condições de montar o modelo. “Depois, é preciso fazer a pintura e adquirir outras peças que não acompanham o kit, como o rádio. Há uma
série de acessórios que se podem incorporar ao modelo para deixá-lo mais customizado”, explica. Quando se tem dúvidas, os demais praticantes do hobby trocam ideias e se ajudam.
Quanto aos desafios do hobby, Campi aponta como o principal a aquisição dos kits. Segundo o empresário, eles são importados, o frete é caro, e a tributação do produto encarece ainda mais as peças. Não haver modelos prontos é outro fator. “Existem, no Brasil, pessoas que montam os trucks, e não são muitas. Em nosso caso, o cliente determina o que deseja, e nós desenvolvemos”, informa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.