Caminhão autônomo é lançado no Brasil

Veículo é dotado de tecnologia que consegue reduzir prejuízos durante a colheita de cana. Ele será apresentado na 21ª Fenatran.

Tecnologia / 16 de Outubro de 2017 / 0 Comentários

Novo caminhão promete ser a atração da Fenatran 2017

A- A A+

Um caminhão autônomo lançado neste ano promete revolucionar a colheita no setor sucroalcooleiro. Trata-se do VM Autônomo, do Grupo Volvo, já testado em uma operação real e comercialmente viável. A novidade será uma das atrações da 21ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), que será realizado de 16 a 20 de outubro em São Paulo (SP).
De acordo com o Grupo Volvo, o caminhão foi projetado para eliminar a perda de produtividade provocada pelo pisoteamento de soqueiras (brotos) pelo caminhão durante a colheita da cana. O problema gera prejuízos de aproximadamente 12% da produção anual de cana-de-açúcar. O caminhão autônomo, sozinho, elimina 4% dessa perda.
A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da Volvo, que tiveram a colaboração de especialistas da marca na Suécia e de técnicos da Usina Santa Terezinha, em pouco mais de um ano. Os testes foram realizados nas lavouras da Usina, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Paraná.
O veículo foi conduzido de forma totalmente autônoma, rodando ao longo das linhas de plantação, sem passar por cima das soqueiras. A precisão chega a 2,5 cm, número considerado alto pelos especialistas. A tecnologia foi vista com bons olhos pelos representantes do setor, que trabalha com grandes volumes de produção e precisa reduzir ao máximo as perdas em todas as etapas do processo.
“Não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga que tínhamos. O pisoteamento de soqueiras é, atualmente, o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar. 

FUNCIONAMENTO

Para rodar, é necessário inserir o mapa digital do canavial no computador de bordo do caminhão. A tecnologia desenvolvida reconhece com precisão as linhas de plantação, evitando o pisoteamento. O papel do motorista é conduzir o veículo até o início da linha na lavoura, encontrando a rota a ser seguida, e, depois, retirá-lo da plantação para fazer o transbordo nos veículos de transporte que levarão a carga até a usina de açúcar.
O sistema é composto por duas antenas GPS de alta precisão (GNSS/RTK), parte do sistema VDS (Volvo Dynamic Steering, de esterçamento da marca), dois giroscópios de alta sensibilidade e um display posicionado no interior da cabine do caminhão, que funciona como interface homem-máquina. 
Além de parte do VDS da Volvo Trucks, o novo veículo assimilou, por exemplo, o Co-Pilot da Volvo Construction Equipment e também dispositivos da Volvo Penta e da Volvo Bus, respectivamente, para o posicionamento do caminhão nos mapas e para a integração na arquitetura eletrônica do veículo. 
O VM Autônomo utiliza a tecnologia RTK (Real Time Kinematics) para a geolocalização. Usando unidades de medição de inércia, os chamados giroscópios, o sistema identifica detalhadamente a inclinação e o deslocamento do veículo, tanto da cabine quanto do chassi, bem como seu movimento relativo, inclusive a angulação do terreno. 

Computador de bordo ajuda o motorista a parar no lugar certo e a evitar desperdício da produção.


O controle lateral do caminhão é extremamente preciso, justamente para que os pneus não passem por cima das soqueiras. O veículo é um caminhão de 6x4 eixos, com pneus de alta flutuação. “A tecnologia do novo VM é avançada e foi desenvolvida para atender à demanda do setor, para garantir a produtividade durante a colheita da cana. É uma tecnologia que resolve o problema de precisão, inclusive nas manobras em marcha ré”, acrescenta Roberson Oliveira, gerente de projeto de engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.