Concessão incrementada

Políticos mineiros, ANTT e Arteris Fernão Dias tratam da construção de duas trincheiras na BR-381 para sanar gargalos no trânsito em Contagem, na Grande BH. Obras não estavam previstas no contrato, mas têm sido muito demandadas.

Estradas / 22 de Dezembro de 2021 / 0 Comentários
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A infraestrutura rodoviária da região metropolitana de Belo Horizonte foi a pauta de uma reunião realizada entre representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e políticos mineiros na sede da autarquia do governo federal, em Brasília (DF), no fim de outubro. A inclusão de duas trincheiras no contrato de concessão da BR-381 foi o tema central do encontro.

A proposta apresentada pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) e pelo vereador de Contagem Carlin Moura (PDT) é que ambas as estruturas sejam construídas no município vizinho à capital mineira a fim de desafogar os congestionamentos registrados diariamente nos horários de maior fluxo de veículos. O pedido foi protocolado na agência pelo parlamentar peessedebista, que integra a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Desde 2008, a rodovia, que é a principal ligação entre Belo Horizonte e São Paulo, é administrada pela Arteris Fernão Dias. Segundo o diretor-geral do órgão regulador do setor, Rafael Vitale, as obras sugeridas já estão sendo estudadas para serem incluídas na reavaliação periódica realizada a cada cinco anos – a próxima está prevista para acontecer em 2022.

“A Fernão Dias está entre as prioridades da ANTT para ser objeto de revisão quinquenal. Ali, tanto as autoridades quanto a população terão espaço para apontar problemas e soluções, que, a partir daí, poderão integrar o contrato”, afirmou Vitale. Vale ressaltar que, quando os contratos são revistos, é possível incluir investimentos no trecho sob concessão.

 

Tratativas

Em julho último, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), já havia participado de um encontro virtual com representantes da Arteris para tratar da construção das duas trincheiras na regional Riacho e dar início aos trâmites junto à ANTT. Na ocasião, a chefe do Executivo contagense afirmou que aguardava o agendamento de uma nova reunião, que estava sendo intermediado pelo deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), para apresentar à direção da agência os pedidos de aprovação dos projetos e de autorização para a execução das obras.

“Tivemos reuniões com empresários da região que reivindicaram essas intervenções para facilitar o deslocamento dos veículos de cargas. Além disso, elas vão dar fluidez ao trânsito, que é intenso, principalmente em horários de pico. Por isso, vamos seguir firmes nas articulações para que os projetos sejam aprovados e implementados”, adiantou Marília.

A diretora de Operações da concessionária, Márcia Soares Fragoso, assegurou que também é do interesse da empresa aprimorar o contrato para atender a demanda local: “Queremos continuar a parceria com o município para beneficiar os bairros que estão ao longo da BR-381”.

Dias antes do encontro on-line, a prefeita de Contagem reuniu-se com empresários do Núcleo Industrial do Bairro Riacho das Pedras e com Andrade para discutir a necessidade de melhorias na região. Segundo o governo municipal, Marília pediu o apoio do deputado federal nas tratativas junto à ANTT para a viabilização de obras de contrapartida na cidade, incluindo as duas trincheiras. Também participaram dessa reunião os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Isnard Horta; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem, Renato Ribeiro; o assessor do gabinete da prefeita, Albert Plucky; e os representantes da Arteris Fernão Dias Márcia Soares Fragoso, Giuliano Guido Soares e equipe.

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