Cuide dos seus pés

Para quem sente dores, tem joanetes, calos ou problemas nas articulações, é importante cuidar da saúde dos pés e pisar corretamente

Saúde / 19 de Agosto de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

O pé é o principal suporte do peso do corpo, e movimentos incorretos podem gerar lesões nos joelhos e articulações, além de sobrecarregar a coluna. Por isso, é importante cuidar da saúde deles e verificar a forma como se pisa. “O tratamento dos pés é indicado para pessoas que apresentam problemas ortopédicos ou neurológicos”, revela o fisioterapeuta da In.corpore Pedro Netto.

Pedro, especialista em fisioterapia ortopédica e traumatológica, informa que o pé é uma estrutura complexa, composta por 26 ossos e 30 articulações. “O funcionamento adequado do pé é fundamental para a locomoção do ser humano. Com os movimentos de pronação e supinação, o pé desempenha as funções de adaptação às superfícies irregulares do solo, absorção de forças e alavancagem para a impulsão do corpo. Disfunções de movimento dos pés podem levar a lesões não apenas nos pés, mas em outras articulações do corpo.”

Para quem sente dores nos pés, tem joanetes, calos plantares ou esporão de calcâneo e outros problemas nos pés, o especialista indica o uso de palmilhas ortopédicas feitas sob medida. “As palmilhas também são indicadas para quem tem dores como no quadril, associadas a processos degenerativos, diferença no comprimento dos membros inferiores, fasceíte plantar, neuroma de Morton, metatarsalgias, canelites, dores nos joelhos (síndrome patelo-femoral), bursites da pata de ganso, tendinopatia do trato-iliotibial e dor lombar”, enumera.

As palmilhas ortopédicas sob medida corrigem anormalidades e disfunções mecânicas do pé, como a pronação excessiva e a hipopronação, melhorando a eficiência dos mecanismos do pé durante corridas e caminhadas, por exemplo. Além disso, melhoram o alinhamento dos pés e dos membros inferiores.

O especialista Pedro Netto da In.corpore afirma que a posição adequada do pé é fundamental para evitar dores

“Realizamos uma avaliação biomecânica e clínica detalhada para identificarmos se o paciente tem indicação para o uso da palmilha ortopédica sob medida. Se o paciente se beneficiar com o uso da órtese, a palmilha é confeccionada e realizamos um acompanhamento periódico para observarmos a evolução dos sintomas e a correção dos movimentos dos pés e membros inferiores durante a marcha. Para tratamento são realizadas técnicas de alongamento, fortalecimento muscular principalmente da musculatura do quadril, que exerce maior influência no controle do pé e dos membros inferiores. Além disso, a eletrotermoterapia, bandagens funcionais e terapia manual também são importantes para o tratamento de lesões nos pés e membros inferiores. Por meio de avaliação é definida qual a melhor técnica para o tratamento”, revela Pedro Netto.

 Aproximadamente 80% da população apresenta dores nos pés. Esses  problemas podem ser frequentemente resolvidos após uma avaliação  adequada, e o tratamento será direcionado para a causa da disfunção.  “Mas nem todos têm indicação de palmilha”, ressalta Pedro. “O cuidado  com a saúde dos pés previne lesões degenerativas do joelho, quadril e  coluna vertebral, além de reduzir os episódios de entorses de tornozelo e  joelho. Previne também fraturas por estresse em praticantes de atividades  esportivas”, finaliza.

 

IN.CORPORE
Endereço: Rua Inspetor Jaime Caldeira, 700 - Brasileia - Betim,
Telefone: 31 3596-0800
CENTRO ORTOPÉDICO DR. SCHOLL’S
Av. Amazonas, 343 – Centro – Betim
Telefone: (31) 3531-5108
Bruno Giacomelli – Fisioterapeuta especialista em Podoposturologia – correção da postura por meio de palmilhas posturais.
Telefone: (31) 8318-7458

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.