Defesa qualificada

Diretoria da federação encomenda estudo técnico para apresentar as principais diferenças entre o trabalho das suas associações e o das seguradoras

Fenacat / 27 de Novembro de 2021 / 0 Comentários
A- A A+

“Demonstrar tecnicamente a diferença entre proteção patrimonial e seguro poderá servir de base para que os analistas técnicos dos órgãos federais envolvidos com a regulação de projetos de lei em tramitação compreendam a atividade de cada um, bem como entendam a distinção entre prêmio (mercado segurador) e mensalidade administrativa (associações)”. A fala do presidente da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat), Luiz Carlos Neves, revela o esforço da diretoria da entidade em investir em instrumentos que garantam o pleno exercício das suas associadas.

Recentemente, a Fenacat encomendou um estudo com o objetivo de descrever as principais características técnicas e conceituais das duas modalidades de serviço, destacando inclusive a maneira como elas funcionam em outros países, além de chamar a atenção para a representatividade da proteção patrimonial diante do mercado regulado de seguros.

“Essa análise técnica e qualificada contribuirá para a nossa defesa: não possuímos cálculo atuarial ou reserva nem recolhemos tributos. São associações que têm personalidade jurídica e forma de atuação distintas, e, nesse sentido, torna-se incoerente compará-las às seguradoras”, enfatiza Neves.

Segundo ele, o estudo também será um instrumento importante para subsidiar articulações e parcerias no âmbito estadual das associadas para a garantia do direito de atuação.

A expectativa é que o levantamento seja concluído no fim de outubro. O resultado será compartilhado pela Fenacat com as suas filiadas.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.