Desafios do free flow

Sistema de cobrança automática de pedágio já está em teste 
no país e se firma como tendência no cenário nacional

Estradas / 03 de Janeiro de 2024 / 0 Comentários

Um workshop realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) colocou em pauta os principais desafios para a implementação do free flow no Brasil, bem como a realidade das rodovias do país e as perspectivas para o sistema nos pr

A- A A+

Um workshop realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) colocou em pauta os principais desafios para a implementação do free flow no Brasil, bem como a realidade das rodovias do país e as perspectivas para o sistema nos próximos anos.

O encontro aconteceu no fim de outubro último também com o objetivo de apresentar o andamento dos projetos que já estão em curso, explorar os benefícios e identificar possíveis percalços do ponto de vista da indústria.

“Com a aposta no free flow é possível acabar com a grande reclamação dos motoristas de andar, por exemplo, dois, três quilômetros e pagar a tarifa cheia. O tributo será mais justo porque vai pagar apenas quem usar e pela quantidade que usar [da rodovia concessionada]”, destacou o diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Valter Costa.

Segundo o dirigente, o aumento da eficiência dos sistemas de transporte - considerado crucial para a competitividade econômica do país - passa pela aposta em tecnologias que otimizem custos e operações e também por investimentos em infraestrutura.

Exemplo prático
O free flow é um sistema de pagamento automático de pedágios, permitindo a livre passagem, sem necessidade de redução da velocidade. Os veículos são identificados por pórticos com equipamentos de última geração que reconhecem TAGs ou placas. A tecnologia avançada determina o valor da tarifa com base em características como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
Os primeiros seis meses de teste dessa tecnologia no país foram analisados durante outro evento dedicado ao tema. O Workshop Sandbox Free Flow - resultados e perspectivas foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com a CCR Rio-SP, em meados de dezembro, e reuniu centenas de participantes presenciais e online.

Durante a apresentação, a diretora presidente da concessionária, Carla Fornasaro, falou do desafio de implementar o primeiro sistema de cobrança automática de pedágio do Brasil, em operação desde março deste ano, abrangendo a BR-116 e a BR-101 entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro. “Encaramos esse desafio de implementar o primeiro free flow do Brasil. Não foi um caminho fácil, mas foi percorrido com muitas pessoas engajadas e bastante sucesso. É o primeiro passo de uma longa jornada muito bem-sucedida”, disse.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, os números apresentados no evento foram muito positivos. A meta, agora, é expandir a solução regulatória para todos os contratos da agência. “O free flow é uma agenda prioritária da ANTT para o ano que vem”, adiantou. (Com a Agência CNT) 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.