Desmistificando o óleo de coco

Saúde / 28 de Julho de 2017 / 0 Comentários
A- A A+

O óleo de coco é um óleo vegetal obtido a partir da polpa do coco fresco maduro. É composto por ácidos graxos saturados (mais de 80%), principalmente ácido láurico. As gorduras láuricas são bastante utilizadas nas indústrias alimentícias e cosméticas devido às suas singulares propriedades físico-químicas, como o fato de serem resistentes à oxidação.
O óleo de coco virgem é um produto prensado a frio, não sendo submetido aos processos de refinamento e desodorização. Trata-se de um alimento funcional com inúmeras propriedades benéficas à saúde, capaz de proporcionar o fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite materno, o que significa que ele é de fácil digestão, gerando energia de forma rápida.
Não é um medicamento, e, sim, um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Para obtermos seus benefícios, devemos consumi-lo diariamente, mas em quantidades moderadas. A diferença entre o remédio e o veneno está na dose – e essa máxima é válida também para qualquer alimento.
O óleo de coco é muito indicado nas dietas LCHF (Low Carb High Fat) – sigla em inglês para a dieta que utiliza “pouco carboidrato e muita gordura”. Ele pode ser um alimento muito eficiente para oferecer energia fácil em dietas com restrição de carboidratos.
Óleo de coco emagrece? Não. O que emagrece é o desbalanço energético entre a ingestão e o consumo, isto é, quando comemos diariamente menos do que precisamos e passamos a gastar nossas reservas de gordura para compensar o déficit da alimentação. Não existe fórmula mágica para o emagrecimento, não existe alimento milagroso – o que emagrece é a modulação hormonal das vias metabólicas, associada à alimentação correta e à prática de atividade física.
Em resumo: nem mocinho, nem vilão! O óleo de coco é uma excelente opção de alimento funcional para ser inserido em uma dieta equilibrada, que visa à prevenção natural de doenças, ao aumento do metabolismo e ao estímulo à queima de gordura. 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.