Destino: Sustentabilidade

Workshop realizado na capital federal debate medidas que visam ao aumento da eficiência energética no TRC. Participantes propõem trabalho em conjunto entre países latino-americanos.

Meio Ambiente / 18 de Dezembro de 2019 / 0 Comentários
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O frete verde é aquele realizado com eficiência energética e a menor emissão de poluentes possível, fazendo com que a atividade seja menos prejudicial ao meio ambiente. Além de ser uma tendência mundial e, acima de tudo, uma necessidade, a sustentabilidade no setor foi o tema central do Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Sest Senat em 18 e 19 de novembro, em Brasília (DF).

O evento reuniu representantes do Brasil e de outros oito países (Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Peru, Portugal e Uruguai). Segundo o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, durante as discussões dos 11 painéis, nos quais foram apresentadas as tendências globais e os desafios da área, ficou evidente a importância de descarbonizar o transporte rodoviário de cargas (TRC). “O transporte vai crescer e exigir de todos nós soluções inteligentes e aplicáveis”, afirmou Batista, ressaltando que a estimativa é que o setor triplique nos próximos anos.

Seguindo nessa direção, algumas iniciativas de frete verde apresentadas no workshop já estão sendo colocadas em prática na América Latina, como o Transporte Limpo (México), o Transporte Inteligente (Argentina), o Chile Limpo (Chile) e o Programa Logística Sustentável (Uruguai). “Essas experiências locais começam a florescer em diversos países, tendem a ser consolidadas e, o mais importante, têm que ser valorizadas”, disse o diretor-executivo da CNT.

Trabalho em equipe

A fim de se manter o ritmo das boas ideias de preservação ambiental, uma das propostas lançadas no evento foi a de buscar um maior alinhamento entre os programas de eficiência energética dos países sul-americanos. “Temos muita sinergia e muitos achados a compartilhar. Prevejo que essa parceria será muito profícua”, considerou a diretora-executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, moderadora da mesa “Treinamento de motoristas e construção de capacidades na América Latina”.

A sugestão foi bem recebida pelo gerente da Federação Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Cargas (Fadeeac), Julio Velázquez. “Estudamos ‘nivelar’ (o treinamento dos) motoristas que transitam entre a Argentina e o Uruguai. Podemos pensar o mesmo em relação ao Brasil. Em comum com o país temos a tecnologia veicular e os combustíveis. Então, existem muito mais convergências do que diferenças. Temos muito a fazer juntos”, ponderou.

Durante uma palestra, Velázquez apresentou as ações do Rango Verde, um programa local que abarca desde projetos em tecnologia veicular a estudos sobre viabilidade econômica, passando por assessoria em compliance.

“Trabalhamos com a ideia de capacitar todo o setor, todas as empresas de transporte e logística, não apenas os motoristas”, destacou o gerente de administração da Fundação Profissional para o Transporte (FPT) – braço acadêmico da Fadeeac –, Alejandro Robson.

Atualmente, o órgão atende a aproximadamente 18 mil alunos todos os meses. “As empresas de transporte associadas nos encaminham seus motoristas, e nosso treinamento é feito por meio de simuladores de direção”, completou Robson.

Ele ainda explicou que todos os simuladores funcionam com um software desenvolvido em parceria com uma universidade local e que os exercícios ficam armazenados na nuvem, permitindo, assim, que cada aluno seja medido de forma cronológica e tenha os erros e os acertos classificados. “Esses relatórios extensos, com o perfil de cada motorista, vão muito além do simples resultado de ‘aprovado’ ou ‘reprovado’”, assegurou o gerente de administração da FPT.

Exemplo nacional

Coube ao diretor-adjunto do Sest Senat, Vinícius Ladeira, apresentar as experiências da instituição com o frete verde. Segundo ele, a aplicação do conhecimento canadense no desenvolvimento do Programa Nacional de Eficiência Energética tem garantido “muito sucesso” na área, gerando uma economia média de 24% no consumo de combustível, conforme apontado por uma pesquisa recente realizada com alunos que passaram pelos treinamentos em ecocondução.

“É um resultado surpreendente. Na mesma pesquisa, verificou-se que 94% dos egressos se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com a formação recebida. Isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo”, concluiu Ladeira.

O Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde foi resultado de um acordo firmado pela CNT e pelo Sest Senat com o Natural Resources Canada (NRCan) – o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá – e  o International Council on Clean Transportation (ICCT) – o Conselho Internacional de Transporte Limpo. O evento ainda teve o apoio da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). (Com a Agência CNT de Notícias) 

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