Elétricos mais perto

Gigantes do setor testam modelos e anunciam entregas já para este ano

Tecnologia / 25 de Maio de 2021 / 0 Comentários
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Muito se fala nos caminhões elétricos e nessa tecnologia tão esperada. No início do ano, grandes marcas mostraram que já estão bem perto de lançar os seus produtos e inovar o mercado. Uma delas é a Tesla, que divulgou a realização de testes com o modelo Semi e teve mais de 2 milhões de visualizações no Instagram. O caminhão foi apresentado em 2017, e a produção estava prevista para 2019, mas acabou atrasando. No entanto, a empresa anunciou que os compradores já vão começar a receber os pedidos no fim de 2021.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, o atraso ocorreu por causa das baterias. O Tesla Semi foi projetado para rodar por até 800 km, mas precisa de mais energia para transportar cargas pesadas por essa distância.

O teste divulgado pela empresa foi realizado com o protótipo mais recente na pista de Fremont, na Califórnia (EUA). O projeto sofreu várias alterações desde que foi anunciado, há cerca de cinco anos. Agora, por exemplo, instalou-se a carga completa das baterias, e o veículo foi equipado com motores independentes nos eixos traseiros.

Segunda a Tesla, o caminhão suporta aproximadamente 36 toneladas. O valor de venda ficará entre US$ 150 mil e US$ 180 mil. De acordo com a montadora, ele deverá economizar até US$ 200 mil por ano com combustível se comparado ao modelo similar a diesel.

Mais um a caminho

A Nikola também está desenvolvendo um caminhão elétrico em parceria com a Iveco, batizado de Nikola Tre. A empresa divulgou a realização de testes recentes no rigoroso inverno do Arizona (EUA).

O desenvolvimento do modelo está concentrado na Alemanha, mas ele foi levado para a América do Norte, onde está sendo construída uma fábrica da Nikola Motor Company. Segundo a fabricante, a Iveco cedeu a cabine e a estrutura do modelo S-Way, agora adaptado para o modelo elétrico.

A novidade desse caminhão é que, além da versão elétrica à bateria, com autonomia para percorrer até 400 km, está sendo testada uma versão movida a hidrogênio, com autonomia estimada em 800 km.

A Nikola já planeja inserir as células de combustível de hidrogênio em dois modelos, que devem começar a ser fabricados em 2023. Enquanto o Tre é para médias distâncias, o Two será para viagens longas e terá uma cabine grande.

“Para acelerar a transição para um futuro livre de carbono, a indústria de caminhões precisa de veículos comerciais pesados e com emissão zero, projetados para corresponder ao peso e ao alcance dos caminhões a diesel de hoje”, afirmou o chefe global da Nikola, Jason Roycht, em uma matéria publicada no Blog do Caminhoneiro. 

Fabricação

Outra novidade do setor de caminhões vem da Scania. A empresa pretende mudar a tecnologia dos caminhões a partir de 2024, adotando um aço fabricado praticamente sem emissão de CO2.

A siderúrgica responsável por essa empreitada está sendo construída na Suécia e vai adotar um sistema de produção com uso de hidrogênio produzido com eletricidade de hidrelétricas e usinas eólicas. A estimativa é que haja 95% menos emissão de dióxido de carbono no ambiente.

“Como cada caminhão Scania contém cerca de cinco toneladas de aço, podemos usar material fabricado com tecnologia H2GS para dar um passo gigantesco na nossa jornada em direção a produtos livres de emissões em toda a cadeia de valor”, afirmou o vice-presidente-executivo da Scania, Anders Williamsson.

 

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