Em ritmo acelerado

O início de 2022 não está sendo fácil para quem precisa pegar a estrada

Editorial / 11 de Março de 2022 / 0 Comentários
A- A A+

O início de 2022 não está sendo fácil para quem precisa pegar a estrada nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, principalmente em Minas Gerais e na Bahia, Estados duramente afetados pelas chuvas, inclusive com registros de mortos, desalojados e desabrigados. Mais recentemente, os grandes volumes pluviométricos também causaram um desastre em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Nesta edição, a Entrevias mostra como as mudanças climáticas – cada vez mais extremas – afetam diretamente o transporte rodoviário de cargas e, consequentemente, a economia.

Além da reflexão sobre a urgência de repensarmos a nossa relação com a natureza e priorizarmos a preservação ambiental, propomos um exercício de empatia: você já parou para pensar como seria percorrer uma rodovia utilizando um veículo diferente do que está habituado? Para conhecer perspectivas diferentes, ouvimos quatro personagens que normalmente viajam de bicicleta, motocicleta, carro e cegonheira. Dá para adiantar que todos eles – cada um à sua maneira – encontram muitos percalços pelo caminho.

Por outro lado, tem quem capte momentos de adversidade por meio de uma câmera e os transforme em belos registros. É o que faz o jovem fotógrafo Frontino dos Reis Júnior, de 19 anos, lá do Paraná. Ele seguiu na boleia do caminhão do irmão até o Norte do país e compartilhou com a gente algumas imagens dessa aventura.

A edição de fevereiro tem muita informação e histórias para contar. Afinal, ao contrário do que costumam dizer, no TRC, o ano não espera o Carnaval para começar. Acompanhe, nas páginas a seguir, a movimentação do setor.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.