Empresas parceiras

Sest/Senat convoca o setor para ajudar na escolha dos beneficiados dos dois projetos de custeio da carteira de habilitação

Formação / 24 de Setembro de 2014 / 0 Comentários
A- A A+

Empresas, federações, sindicatos do setor de transportes, todos podem apoiar os projetos de formação e qualificação de novos profissionais do Serviço Social do Transporte e Serviço e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A convocação está sendo feita para que as instituições se tornem parceiras e se preocupem em melhorar o conhecimento do seu profissional e receba funcionários bem formados.

Os dois projetos principais dos quais as empresas podem ser parceiras são o Primeira Habilitação para o Transporte e o Habilitação Profissional para o Transporte. O primeiro
tem como objetivo conceder a carteira de motorista gratuitamente a 50 mil jovens de baixa renda do país, com estímulos para que invistam na sua formação e se tornem um profissional do setor de transportes. Já o segundo é voltado para a mudança de categoria para quem pretende entrar no mercado e tem a CNH categoria B. Também são 50 mil motoristas que terão o benefício de passar para as categorias C, D ou E gratuitamente, mediante as etapas obrigatórias.

Para ser um parceiro, existem algumas normas. O Sest/Senat primeiro faz uma pré-seleção dos candidatos inscritos para receber as habilitações. Depois, as empresas, sindicatos ou federações ajudam na escolha dos beneficiários. Mas a instituição esclarece que a empresa não terá obrigação de contratar esse profissional ou arcar com qualquer custo dos programas. A ajuda é exclusivamente na escolha do candidato.

É preciso fazer um cadastro na internet, no site do Sest/Senat, e formalizar o apoio. Os parceiros terão, em seguida, acesso a um sistema informatizado para visualizar o perfil de cada inscrito. A partir daí, poderão avaliar e selecionar aqueles que considerem ser mais adequados para o mercado e aptos a se tornarem motoristas profissionais.

Após a escolha, o Sest/Senat continua o processo e as empresas podem acompanhar o desempenho dos candidatos para, se quiserem, contratá-los ou inseri-los no mercado de trabalho.

O projeto Primeira Habilitação foi lançado no início do ano e milhares de jovens se inscreveram no site do Sest/Senat. Para participar, o jovem precisa ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, ser alfabetizado e ter documentos pessoais, como a carteira de identidade. Ainda precisa participar dos cursos de formação inicial oferecidos nas unidades do Sest/Senat e assinar um contrato de adesão. O projeto prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da CNH categoria B.

Na formação de novos motoristas, os candidatos já devem ter a carteira B e o interesse em ingressar no mercado de trabalho como motorista profissional. O custeio também é feito  pelo Sest/Senat e haverá treinamento com simuladores de direção.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.