Espera pelo Rodoanel Norte

Trecho que liga Betim a Ravena, em Sabará, pela BR-381, deve começar a ser construído no ano que vem. A expectativa é de que ele receba parte do fluxo do Anel Rodoviário

Investimento / 29 de Julho de 2014 / 0 Comentários
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Mais de 100 mil veículos circulam no Anel Rodoviário diariamente. Para diminuir esse fluxo e os acidentes gerados, os motoristas que trafegam na via aguardam, ansiosamente, que um projeto prometido há anos saia do papel. A expectativa é de que, em 2015, comece a construção do Rodoanel Norte, que vai ligar a BR-381, em Betim, à mesma rodovia em Ravena, distrito de Sabará.

Com o objetivo de dotar à região um eixo estruturador rodoviário que possibilite a conexão de todas as rodovias em torno da capital, o projeto foi dividido em outros dois eixos: o Rodoanel Sul, conectando Betim à BR-040 próximo ao Bairro Olhos d'Água (saída para o Rio de Janeiro); e o Rodoanel Leste, que possibilita o fechamento das conexões citadas pelo sentido Leste, ligando Nova Lima a Sabará.

Para ligar Betim a Ravena, o projeto prevê interseções com as rodovias estaduais LMG-808, BR-040, LMG-806, MG-424, MG-010 e MG-020, passando por Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem, até chegar a Betim.

Recentemente, o governo do Estado, que assumiu parte dos recursos, lançou edital para escolha da empresa ou consórcio que fará a implantação e operação da via, por meio de parceria público-privada (PPP). A rodovia terá pista dupla, com duas faixas de tráfego, e estão previstas oito praças de pedágio. É possível que sejam construídas 22 travessias em passagens superior ou inferior e três túneis. O contrato de concessão terá duração de 30 anos, incluindo o período de construção.

Com características de via de trânsito rápido, o Rodoanel Norte será uma alternativa para parte dos veículos de carga que trafegam na área urbana da capital mineira. A obra está orçada em R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões do governo do Estado e o restante, R$ 3,2 bilhões, por meio da PPP. A previsão é de que as obras, após serem iniciadas, sejam concluídas em quatro anos.

BENEFÍCIOS PARA BETIM

“O Rodoanel Norte vai proporcionar diversos benefícios a Betim. Um dos principais é que o projeto ratificará o município como um dos maiores polos industriais, com a melhor localização geográfica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico da cidade”, destaca Fabrício Freire, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

O presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim), Gilvaldo Vasconcelos, ressalta a diminuição significativa do fluxo de veículos na BR-381, na altura de Betim. "Estão ligando a saída de Vitória, passando pela BR-040, em Brasília, e a saída para São Paulo, rodovias de maior demanda de tráfego. Com isso, é possível desafogar o Anel Rodoviário, a BR-381 e a Via Expressa."

Ele afirma ainda que a atividade industrial betinense também será beneficiada pelo empreendimento. "A logística do município para as indústrias será muito contemplada pelo Rodoanel Norte para o escoamento da produção."

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