Expectativa x Realidade

Editorial / 18 de Dezembro de 2019 / 0 Comentários
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A relação da tecnologia com o setor de transporte brasileiro – tanto de cargas quanto de passageiros – tende a ser ainda mais próxima. A exemplo de alguns países europeus e dos Estados Unidos, o Brasil poderá ter um cadastro positivo de motoristas profissionais caso o Projeto de Lei (PL) 5.240/19, apresentado pela deputada federal Christiane Yared (PL-PR), seja aprovado. A ideia é reunir em um único banco de dados todas as informações dos condutores. A medida, segundo a parlamentar, permitirá que as empresas conheçam o histórico do contratado e que ele seja incentivado a manter boas práticas no trânsito, o que garantirá, inclusive, recompensas.

Nos Estados Unidos, o modelo é bem mais avançado, e até o reconhecimento facial já é utilizado pelas autoridades locais para analisar documentos de habilitação. Se a medida soa invasiva, é importante ressaltar que a privacidade é levada muito a sério por lá. A Califórnia, por exemplo, conta com uma lei que impede até o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas do país de acessar as informações do departamento estadual de trânsito a fim de preservar o direito de imigrantes que querem dirigir legalmente.

Voltando ao Brasil, a inovação proposta pelo PL 5.240/19 contrasta com a realidade que o transporte rodoviário de cargas (TRC) deverá enfrentar no ano que vem, já que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do governo federal prevê uma redução de 31,1% nos investimentos em infraestrutura na comparação com o montante autorizado para 2019. Caso a estimativa se confirme, 2020 terá o menor repasse para o setor em 16 anos.

Vejamos quais surpresas a mais o novo ano vai trazer para o TRC.

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