Gigantes sobre rodas

Conheça dois dos maiores caminhões do mundo: um está no ' Guinness Book' e pesa o equivalente a 75 elefantes; o outro, utilizado no transporte rodoviário de cargas, é capaz de puxar mais de 500 toneladas no reboque

Tecnologia / 09 de Julho de 2021 / 0 Comentários
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Caminhões gigantes, de encher os olhos. Potência e capacidade de carga que impressionam. O maior deles está até no “Guinness Book”, o BelAZ 7571. O grandão, no entanto, não pode ser visto nas estradas, já que serve apenas ao setor de mineração.

O veículo é fabricado na Bielorrússia pela empresa BelAZ. É um caminhão basculante que faz os modelos rodoviários parecerem brinquedos. Ele pesa 450 toneladas, o equivalente a 75 elefantes ou 450 unidades do carro popular Gol. Quando está carregado, o peso pode chegar a 810 toneladas, mais que o avião modelo A380.

Para se ter uma ideia, ele tem 20,6 metros de comprimento, 9,87 metros de largura e 8,16 metros de altura. Um caminhão Volvo, por exemplo, mede 7,84 metros de comprimento, 2,49 metros de largura e 3,38 metros de altura. O gigante europeu possui um total de seis motores, sendo dois a diesel e quatro elétricos. A potência combinada é de 8.835 cavalos.

Segundo a fabricante, o caminhão foi projetado para o transporte de rochas soltas em estradas de mineração. “Esses caminhões podem ser usados na construção de grandes estruturas industriais, instalações hidráulicas e sistemas rodoviários, bem como em departamentos tecnológicos de empresas da indústria de processamento”.

O modelo é equipado com dois eixos e tem oito pneus. Cada um deles mede aproximadamente 4 metros de altura e 1,5 metro de largura, pesando cerca de 5 toneladas. Eles são produzidos pela Michelin. Os motores, com transmissão diesel-elétrica, são desenvolvidos pela Siemens. O consumo médio é de 13 litros a cada quilômetro rodado.

Versátil

Um dos componentes tecnológicos do BelAZ permite que ele atue em diferentes temperaturas, podendo variar de -50°C a 50°C. O primeiro modelo foi produzido para rodar na Sibéria e, nesse caso, a tecnologia mantém o motor aquecido para evitar o congelamento quando ele está desligado.

Já para as localidades mais quentes, ele tem um sistema de combate a incêndios que pode ser acionado a qualquer momento, de qualquer lugar. O motorista fica a 6 metros do chão.

E como o veículo chega até a mineradora? Aí, é preciso utilizar outros caminhões para transportar o grandão pelas rodovias, mas todo fragmentado. Ele é vendido desmontado, e a montagem é finalizada no próprio local em que é usado. O BelAZ é avaliado em cerca de US$ 6 milhões.

Para a estrada

Qual é, então, o maior caminhão rodoviário do mundo? O gigante se chama Tractomas e é fabricado pela francesa Nicolas, especialista em veículos pesados. São 10 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 4,6 metros de altura.

O peso é de 40 toneladas quando vazio, mas ele é capaz de puxar mais de 500 toneladas no reboque. O motor é a diesel, um Caterpillar com 1.000 cavalos de potência. A velocidade não passa de 50 km/h quando carregado. Uma unidade custa, hoje, aproximadamente R$ 4 milhões, mas o modelo não é fabricado no Brasil.

 

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