Golpistas tentam livre passagem

Sistema free flow está sendo usado por criminosos para cobrar de motoristas indevidamente

Segurança / 03 de Maio de 2024 / 0 Comentários

O sistema free flow mal começou a ser implantado no Brasil e já está sendo usado por criminosos para aplicar golpes e desviar dinheiro de motoristas.

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O sistema free flow mal começou a ser implantado no Brasil e já está sendo usado por criminosos para aplicar golpes e desviar dinheiro de motoristas. O alerta é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que supervisiona um teste experimental conduzido pela CCR Rio-SP na BR-101. 

Segundo a entidade, bandidos estão enviando boletos falsos para as vítimas cobrando tarifas de pedágios sem cancela. Muitas vezes, os boletos são tão convincentes que os motoristas efetuam o pagamento, e o dinheiro vai diretamente para os criminosos.
“A orientação mais importante é simples: não efetue o pagamento de boletos referentes ao sistema de pedágio sem cancelas porque essa forma de pagamento não existe!”, frisa a ANTT. 

A agência ressalta que tanto a leitura das etiquetas eletrônicas (tags) quanto a das placas dos veículos oferecem opções flexíveis de pagamento da tarifa, mas nenhuma delas inclui o envio de boletos. “O remédio para esse golpe é bem simples. A melhor forma de se proteger é se informar sobre as únicas formas legítimas de cobrança do pedágio sem cancelas”, acrescenta a autarquia.

Como funciona
O pagamento do pedágio no sistema free flow pode ser feito de três maneiras: via tags, por meio de depósito ou Pix, ou então via aplicativo, site oficial ou WhatsApp da concessionária responsável pela rodovia. 

“A partir do momento em que o veículo passa pelo pedágio, a placa é capturada, e, em 48 horas, o pagamento estará liberado, podendo ser feito em, no máximo, 15 dias corridos”, frisa a ANTT.

No caso da BR-101, também é possível pagar presencialmente Ð com dinheiro, cartão de débito ou Visa-Vale Pedágio Ð nas bases operacionais da CCR em Paraty (KM 550,3, sentido São Paulo), Angra dos Reis (KM 497,5, sentido São Paulo ou KM 471,4, sentido Rio de Janeiro) e Itacuruçá (KM 416,4, sentido Rio de Janeiro).

Atendimento
Para tirar dúvidas ou solucionar demandas relacionadas ao pedágio eletrônico, o usuário pode entrar em contato com a ANTT por meio do telefone 166. Já o atendimento da CCR Rio-SP é feito pelo número 0800 017 3536 ou pelo site da empresa (www.ccrriosp.com.br). 

“Em caso de impossibilidade de resolução junto à concessionária, o usuário-consumidor poderá registrar sua demanda junto à plataforma ‘Consumidor.gov.br’”, finaliza a agência federal.

 

 

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