Implantação do Cartão do Caminhoneiro está mais perto

Contrato entre BR Distribuidora e empresa de tecnologia é mais um passo para colocar modo pré-pago de combustível em funcionamento

Finanças / 17 de Setembro de 2019 / 0 Comentários
A- A A+

ABR Distribuidora, privatizada recentemente, assinou contrato com a CTF Technologies do Brasil, do grupo Fleetcor Technologies Inc., para implementar o Cartão do Caminhoneiro. O prazo do contrato é de dois anos. O meio de pagamento é uma demanda antiga do setor, e 70 postos da rede BR já aderiram a ele. Todos os estabelecimentos participantes até o momento fazem parte da rede Siga Bem, que responde por 20% do volume total de diesel vendido pela empresa.

Crédito pré-pago poderá ser adquirido de acordo com o valor do diesel no dia

De acordo com a BR Distribuidora, cerca de 2.000 caminhoneiros já se cadastraram para receber o cartão. Em breve, ele poderá ser usado. “Existe uma oportunidade de mercado, e conseguimos desenvolver uma solução segura e viável economicamente”, disse o presidente da distribuidora, Rafael Grisolia.

O cartão será também disponibilizado para transportadores e embarcadores. Ele é uma forma de garantir, principalmente ao caminhoneiro autônomo, que sofre com a oscilação dos preços do diesel, maior segurança na compra do combustível. Ainda não há data para o lançamento definitivo do cartão, mas, posteriormente, o cadastro poderá ser feito por aplicativo, call center ou presencialmente.

O objetivo do pré-pago é permitir que o caminhoneiro faça uma recarga em reais na conta e converta o valor para litros de diesel de acordo com o preço vigente no dia. A partir daí, ele pode abastecer em qualquer posto credenciado, independentemente do valor do combustível na data em que for usar. 

Primeiras experiências

O governo federal lançou o Cartão do Caminhoneiro em maio deste ano, quando entrou em fase de testes nos Estados do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro. “O cartão possibilitará mais segurança, facilidade e flexibilidade, e garantia do preço do combustível, na forma de um cartão pré-pago, por até 30 dias. Se o preço subir, o caminhoneiro vai ter a garantia do valor do diesel, e, se o preço cair, ele pode pegar o dinheiro do cartão e comprar mais combustível”, explicou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Segundo a BR Distribuidora, o Cartão do Caminhoneiro é também uma conta digital que permite transações realizadas sem a presença do cartão físico, por meio do site ou do aplicativo. O crédito em litros de diesel poderá ser revertido a qualquer tempo para reais em um prazo de até 30 dias. Para fazer o cadastro, basta acessar o site www.cartaodocaminhoneiro.com.br.

Em agosto último, a BR Distribuidora levou o Cartão do Caminhoneiro para apresentar como case na ExpoPostos & Conveniência 2019. Trata-se da maior feira do setor de revenda automotiva do país, que aconteceu em São Paulo. (Com Agência Brasil)

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.