Integração trabalhista

Sistema eSocial é ampliado para atender a empregadores e unificar informações relativas aos trabalhadores

Denúncia / 05 de Março de 2015 / 0 Comentários
A- A A+

Empresários do transporte e de outros seto­res devem ficar atentos. O governo federal instituiu, recentemente, o Sistema de Escritu­ração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). É uma forma unificada de comunicar ao governo todas as informações relativas aos trabalhadores, tais como vínculos, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, acidentes de trabalho, avisos prévios, escriturações fiscais e dados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A intenção é reduzir a burocracia para as empre­sas, já que a prestação de informações ao eSocial substitui o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separadamente a cada um dos órgãos públicos. A gestão compartilhada será feita entre os ministérios do Trabalho e Emprego, e Previdência So­cial, a Secretaria da Receita Federal, o Instituto Na­cional do Seguro Social e a Caixa Econômica Federal.

De acordo com a nova lei, a implantação do eSo­cial viabiliza a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas, bem como racionaliza e simplifica o cum­primento de obrigações, eliminando a redundância nos dados fornecidos pelas pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a intenção é aprimorar a qualidade das informações relativas às relações de trabalho, com tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas.

Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido a todos os empregadores, pessoas físicas e jurídicas. Desde 2013, o sistema atende ao registro de informações do empregador doméstico.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.