Inversamente Proporcional

Projeto de concessão de três rodovias federais que cortam Minas Gerais e Rio de Janeiro prevê tarifas de pedágio menores para condutores que utilizarem mais as vias

Estradas / 01 de Abril de 2021 / 0 Comentários
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Os usuários frequentes da BR-116/RJ/MG, da BR-465/RJ e da BR-493/RJ terão direito a um desconto progressivo nas tarifas de pedágio. A proposta foi apresentada durante uma audiência pública virtual promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em janeiro último, para tratar do projeto de concessão das três rodovias.

Para quem fizer o trajeto até o Rio de Janeiro, a cobrança na praça de Magé (RJ) tem o valor previsto de R$ 11,80 no leilão (R$ 11,20 na tag). Porém, se o usuário passar de 30 viagens, ele receberá o desconto para usuário frequente, que reduz a tarifa em 87%, caindo para R$ 1,79. O percentual menor de desconto ainda é expressivo, de 32%, no trajeto entre Engenheiro Caldas e Governador Valadares, ambos municípios mineiros.

“Nós modelamos os novos contratos para eles ficarem mais inteligentes, o que vai trazer mais investimentos com uma menor tarifa para o usuário”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante uma live com o presidente da República na véspera da audiência pública da ANTT.

O projeto de concessão das três rodovias prevê a implantação de 11 praças de pedágio e de uma praça de bloqueio em Viúva Graça (RJ). Já os três postos de cobrança que estão em funcionamento atualmente, operados pela Concessionária Rio Teresópolis (CRT), serão desativados em um prazo de até dois anos depois que as novas empresas assumirem a gestão das BRs.

Incrementos

De acordo com o Ministério da Infraestrutura (Minfra), entre as melhorias previstas para esse lote estão, por exemplo, a ampliação da capacidade das estradas, a construção de passarelas e pontos de ônibus e a instalação de iluminação, internet sem fio e câmeras de segurança na BR-116, tanto no Estado mineiro quanto no fluminense, o que custará R$ 7,3 bilhões.

Nos 100 km do Arco Metropolitano da BR-493, que corta oito municípios do Rio de Janeiro, o investimento será de aproximadamente R$ 1 bilhão. O montante vai ser aplicado em 25,5 km de duplicações e 17 km de marginais, na construção de 27 obras de arte especiais e no reforço estrutural de outras 62, além de 94 acessos.

Já o trecho de 20 km da BR-465 tem um investimento previsto de R$ 215 milhões para os 30 anos de concessão, conforme adiantado pelo Minfra.

 

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