Investimento em serviços

Marcas apresentaram, no Salão do Automóvel, soluções digitais cada vez mais integradas e eficientes

Tecnologia / 17 de Dezembro de 2018 / 0 Comentários
A- A A+

Grandes marcas lançaram, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, novos dispositivos para o cliente profissional. A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) apresentou o Fiat Professional, plataforma de serviços e soluções para o consumidor que usa os veículos da marca como ferramenta de trabalho ou negócios. Já a Scania mostrou um novo serviço de gestão coordenado de frotas, o PMS Fleet Care.

O Fiat Professional é um projeto-piloto que vai ser implantado no Brasil no início de 2019. A plataforma é especializada no atendimento de frotas, autônomos, profissionais liberais e empreendedores. “Estamos dando ênfase a uma mudança na visão de atendimento ao cliente, criando uma filosofia e uma estrutura mais adequada para quem utiliza nossos veículos como ferramenta profissional”, explicou Herlander Zola, diretor da marca Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil.

Segundo ele, a plataforma traz ganhos para os clientes, como maior qualidade no atendimento, melhor gestão dos custos de manutenção, menor tempo de imobilização dos veículos e condições comerciais diferenciadas.

No mesmo evento, a Scania lançou o PMS Fleet Care, para auxiliar o cliente na disponibilidade da frota. O programa é conectado com toda a rede para garantir e mensurar a necessidade da pessoa. O Fleet Care tem cinco pilares. O primeiro é a gestão de frota, que se preocupa com tempo e os recursos que os clientes precisam gastar em atividades não essenciais e de suporte. Depois, planejamento de serviços, garantindo cronograma de manutenção preventiva e corretiva.

O terceiro ponto é a conexão entre os veículos e os programas de manutenção Scania (PMS). Ele oferece manutenção customizada e paradas otimizadas. O quarto quesito são os motoristas. O sistema detecta o estilo de direção e analisa a influência deles na disponibilidade operacional. Dessa maneira, o gestor da frota consegue oferecer treinamento e acompanhamento adequado. O quinto pilar do programa é o relacionamento com as oficinas da rede Scania.

“O lançamento do PMS Fleet Care comprova o quanto estamos investindo em serviços, mas é também uma prova de que pensamos na gestão completa de nosso cliente. Adicionamos mais uma etapa de nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável”, afirmou Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Salão do Automóvel

Neste ano, os organizadores da 30a edição do Salão Internacional do Automóvel buscaram levar mais experiências aos visitantes. Durante os 11 dias de evento, que aconteceu no mês de novembro, mais de 740 mil pessoas visitaram a exposição. Houve 45 mil test drives, 66 lançamentos de modelos e exposição de mais de 540 veículos. Os elétricos foram uma sensação à parte. Muitas pessoas se interessaram em dirigir e testá-los e debateram sobre mobilidade no Arena New Mobility, espaço de conferências do salão.

“Nossa ideia foi trazer ao grande público a oportunidade de conseguir guiar, além de ver de perto, alguns dos principais carros do planeta. Não podemos nos resumir a um evento de exposição de carros e, para isso, apostamos cada vez mais em experiências para o visitante”, enfatizou Leandro Lara, diretor do Salão do Automóvel.

Mercado

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou, durante o evento, resultados da indústria no mês de novembro. Os dados mostram aumento de 15,3% no licenciamento de veículos novos em 2018. “O número de vendas nos surpreendeu: uma média diária de mais de 11,5 mil. Isso garante a recuperação da indústria automotiva neste ano em relação ao ano passado. Certamente, fecharemos 2018 com um resultado bastante positivo e animador tanto para os fabricantes quanto para a cadeia como um todo”, disse Antonio Megale, presidente da Anfavea.

O ponto-chave do PMS Fleet Care, da Scania, é o gerenciamento de frota

Novidades

Várias montadoras aproveitaram o evento para mostrar suas novidades, especialmente no setor de carros de passeio. A Chevrolet, por exemplo, explorou o carro 100% elétrico Bolt EV e o novo Camaro. O Bolt EV é o primeiro carro elétrico do mundo a combinar autonomia e preço, sendo capaz de rodar 383 km com uma única carga de bateria.

Além do Fiat Professional, a montadora aproveitou o espaço para anunciar o investimento de R$ 8 bilhões no país até 2023. Também lançou a primeira concessionária digital do Brasil, com alta tecnologia, permitindo ao cliente explorar digitalmente todos os carros da Fiat. 

Marcas como KIA, Jeep, Ford, Volkswagen, Audi, Toyota, Mercedes-Benz, Honda, Nissan, Renault, BMW, Porsche, Hyundai, Suzuki, Subaru, Chery, Mitsubishi e Lexus apresentaram novidades para o mercado brasileiro em 2019. 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.