Liga da
Solidariedade

Anjos do Asfalto promovem Natal especial para crianças. Elas receberam bonecas, carrinhos, bolas, bicicleta, guloseimas e muito afeto.

Capa / 15 de Fevereiro de 2024 / 0 Comentários

A- A A+

A Branca de Neve, a Super Girl, o Pantera Negra, Mamãe e Papai Noéis e verdadeiros heróis de macacões laranja se uniram para promover mais um Natal Solidário. No dia 25 de dezembro do ano passado, os Anjos do Asfalto distribuíram para meninas e meninos centenas de brinquedos e muito carinho. “Essa iniciativa começou há mais de uma década.

Somos um grupo de voluntários especializado em resgate de vítimas em acidentes rodoviários que atua às margens da BR-381 entre Sabará e João Monlevade. Por estarmos próximos das comunidades dessa região, identificamos a oportunidade de agraciar crianças com uma ação de Natal. Começamos e não paramos mais”, orgulha-se o presidente dos Anjos do Asfalto, Geraldo Eugênio de Assis.

No ano passado, a iniciativa contou com aproximadamente 25 voluntários, que participaram desde a mobilização para arrecadar os brinquedos até a distribuição. Meninas e meninos receberam bonecas, carrinhos, bola, jogos e até bicicleta com toques de carinho regados a guloseimas. A organização estima que foram mais de 300 brinquedos, que encheram a ambulância dos Anjos do Asfalto e duas cabines de caminhonete. “É impressionante! Não faltou presente para nenhuma criança. Ao contrário: aqueles que sobraram levamos para uma creche em Ribeirão das Neves”, comemora Geraldo.

Esse resultado mostra o quão potente é a solidariedade, bem como sua capacidade de engajar as pessoas gerando uma rede do bem. O professor do ensino fundamental Fernando Lima, que também é coordenador do Mountain Bike Betim (MTB Betim), participou pela primeira vez da iniciativa. Bem acostumado com mobilizações, visto que sua esposa é defensora da causa animal e ele já atua com questões sociais - como campanha de doação de sangue e arrecadação de materiais de limpeza, Fernando foi parceiro de primeira ordem.

“No ano passado, nos aproximamos muito da Prevenir Proteção Veicular e conhecemos o Geraldo e o trabalho dos Anjos do Asfalto. Foi uma sinergia, pois o ciclismo tem a capacidade de mobilização, e minha esposa, Joice Caldeira, é muito conhecida. Juntamos nossas forças para convocar as pessoas a doar brinquedos novos e usados em boas condições”, afirmou Fernando Lima.

Importância da mobilização
Além do corpo a corpo para arrecadar os presentes, diversos pontos na cidade de Betim foram disponibilizados para facilitar a participação da sociedade. Foram colocados vários coletores em estabelecimentos comerciais. Também foram realizados eventos, que uniram a prática de esporte com a solidariedade. Em 26 de novembro, aconteceu o 10º Trilhão Solidário de Natal, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), e a participação estava condicionada à doação de brinquedos.
“Como sempre, é um prazer! Ficamos como apoio e ajudamos a guiar o pedal, e, a cada ano que passa, fica mais prazeroso, pois mais pessoas entram para ajudar nessa organização. Nessa iniciativa, especialmente, contamos com a colaboração essencial de Marcelo Campos, Juliene Rocha, Denise Cruzeiro e nosso patrono, Geraldo Eugênio Ð o mais empolgado de todos! É preciso também ressaltar a participação do Jean, do Centro de Apoio ao Ciclista (CAC), que abriu as portas para a realização. É uma alegria imensa e vai ficando melhor com o passar dos anos, consolidando o Trilhão Solidário”, comemora Anderson Cordeiro, que representa o movimento do pedal em Belo Horizonte.

Em 17 de dezembro, foi a vez de Betim receber a mobilização. “Foi maravilhoso! Fizemos um café de boas-vindas, me fantasiei de palhaço, oferecemos uma medalha como gesto de agradecimento pela participação e pela doação dos brinquedos. Recebemos muitos presentes e, depois, eu e minha esposa, Joice, fizemos a triagem”, conta Fernando.

Ele se recorda de que a sala de sua casa ficou repleta de brinquedos. “Participar dessa ação solidária foi maravilhoso. Fizemos muitas crianças felizes e temos certeza de que construímos memória afetiva. Enquanto sociedade, temos que defender a infância e garantir o direito de brincar. Pode ter certeza de que ganhamos muito mais que as crianças”, emociona-se.

Maria Luiza de Assis Nunes, de 18 anos, participou da ação e corrobora: “foi incrível viver essa experiência e sentir a alegria das crianças, ver o brilho nos olhos”. A jovem engaja-se desde a adolescência nas iniciativas dos Anjos do Asfalto, e, nesta edição, foi a Branca de Neve ao lado da sua avó paterna e do seu pai. “Sinto-me honrada por ter participado! Temos o compromisso de compartilhar com o máximo de pessoas o Natal Solidário e as outras ações sociais promovidas pelo grupo de voluntários. É uma oportunidade única de fazer o bem”, afirma Malu.
Malu estava acompanhada da avó, Maria Assis, de 82 anos. “Participo da ação há mais de quatro anos com meu filho Geraldo e minha neta Malu. É sempre muito gratificante ver as crianças felizes. Transmitimos esperança a elas e isso é transformador!“, afirmou.
Márcio Valério de Oliveira é empresário e voluntário dos Anjos do Asfalto todos os natais. Ele é quem veste de papai Noel para alegrar as crianças durante a festa. "Com certeza é o melhor dia do ano! Saímos animados e encontramos crianças cheias de sorrisos, principalmente quando veem o papai Noel, é muito emocionante. A equipe dos Anjos é animada e enquanto eu puder vou ajudar, estarei presente, porque acho importante para as crianças", disse.

Verdadeiros anjos
O Natal Solidário surgiu em 2011, com o objetivo de levar o trabalho dos Anjos para além da rodovia. “Nessa época, havia muitos movimentos para arrecadar cestas básicas, cobertores e roupas, e não vi nenhuma ação para doar brinquedos pra crianças. Então, resolvemos contemplar esse público. Começamos entregando em hospitais e em organizações não governamentais de assistência a meninas e meninos. Com o trabalho dos Anjos na BR-381, fomos nos aproximando cada vez mais da população da região e resolvemos atender as crianças das comunidades locais”, explica a vice-presidente dos Anjos do Asfalto, Janaína Rufo, uma das primeiras integrantes e que está no grupo desde 2010.

Ela conta que, nesta última edição, a caravana da doação de brinquedos passou por Nova Aparecida, Borges, Caeté, Nova União, Vilarejo Adolfo, Roças Novas e Ravena. “É muito gratificante. Se me perguntar se é fácil, digo que não é. Normalmente, todos os envolvidos têm atuação profissional, são voluntários nos Anjos e Ð além disso Ð se mobilizam para ajudar. Especialmente no fim do ano, que estamos mais cansados, ao chegarmos para distribuir e sentir a felicidade das crianças, é maravilhoso e revigorante”, salienta Janaína.
Wanessia dos Santos Pereira, voluntária dos Anjos há cinco anos, participou ativamente das últimas edições do Natal Solidário. “É uma iniciativa muito bonita, que as crianças ficam esperando, e não podemos desapontá-las. Temos muito cuidado e carinho na organização para garantir que todas recebam presentes em ótimo estado de conservação quando não são novos. Por isso, quando termina a entrega, começamos a planejar o próximo. A nossa alegria é tão grande quanto a delas”, diz Wanessia.

DNA solidário
Desde sempre, heroínas e heróis de macacões na cor laranja - marca registrada dos Anjos do Asfalto - atuam em causas sociais. Recentemente, apresentamos aqui, na Entrevias, a arrecadação e as entregas de fogões às vítimas do ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil no início de setembro do ano passado. Também contamos sobre a campanha SOS Manaus para garantir oxigênio a pessoas na cidade e na região acometidas pela Covid-19 em janeiro de 2021. Em tempo recorde, foram arrecadados 62 cilindros de oxigênio para pacientes que necessitavam de oxigenação artificial pra enfrentar a doença. Outro momento importante foi a atuação ativa da equipe dos Anjos do Asfalto no resgate das vítimas do desastre de Brumadinho, em janeiro de 2019.

“O grupo nasce com a essência humanitária de fazer o bem, de ajudar naquilo que for preciso. Hoje, com quase 20 anos de atuação, preservamos nosso DNA solidário. Somos, atualmente, 38 voluntários - socorristas, enfermeiras e enfermeiros, técnicos em enfermagem, acadêmicos de medicina, e aproveito a oportunidade para agradecer nossa equipe. Sem vocês, nada seria possível!”, reconhece Janaina.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.