Modernização rodoviária

Inov@BR é a nova política do governo federal para tornar as rodovias mais seguras e eficientes

Estradas / 26 de Maio de 2021 / 0 Comentários
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O governo federal instituiu, por meio de decreto, a Política de Modernização da Infraestrutura de Transporte Rodoviário, a Inov@BR. A implementação ocorrerá por meio do Programa de Parcerias de Investimentos. O objetivo é modernizar as principais rodovias federais, tornando-as mais seguras e eficientes.

A nova política será coordenada pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres. De acordo com dados divulgados pela pasta e atribuídos ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a estimativa é que os sinistros em rodovias gerem, em média, cerca de R$ 130 bilhões em gastos públicos por ano.

“Com base nesses estudos, soluções serão implementadas nas rodovias para torná-las mais seguras, amigáveis e até mesmo mais tolerantes aos erros dos condutores, com ganhos imediatos na redução de vítimas hospitalizadas”, informou o Minfra em nota.

A Inov@BR é voltada tanto para as rodovias administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes quanto para as que foram concedidas à iniciativa privada. A proposta é que sejam realizados investimentos em novas sinalizações, monitoramento de vias, conectividade Wi-Fi, cobertura celular e implantação do free-flow (sistema de pedágio de livre passagem), além do aprimoramento da pesagem de veículos. A nova política também trará soluções sustentáveis para melhorar a qualidade do meio ambiente.

Em dezembro de 2020, antes do decreto, o Minfra já havia lançado internamente a Inov@BR. Na época, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que “a segurança viária, a fluidez e a tecnologia são os pilares dessa modernização”. “A transformação digital é nossa premissa, e vamos fazer com que ela chegue até as rodovias federais. Nosso principal desafio é aumentar a qualidade de serviço ao usuário, e estamos trabalhando para isso acontecer”, completou o ministro. 

Conectividade

Na era dos smartphones e dos aplicativos, os caminhoneiros enfrentam um grande problema nas rodovias do país: a falta de conexão de internet, que interfere inclusive nos sistemas de segurança. O governo federal está elaborando o leilão do 5G no país e uma das exigências é a ampliação da cobertura de internet em até 48 mil km da malha viária brasileira.

O acordo foi feito no fim de março entre os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

“O 5G vai permitir uma série de recursos que só a alta velocidade e a baixa latência proporcionam. Por exemplo: o caminhão vai ser monitorado desde o carregamento, trajeto, chegada ao ponto e descarga. Isso vai trazer mais eficiência e possibilitar a automação de muitas tarefas”, afirmou Faria.

A conectividade nas rodovias é uma demanda antiga de motoristas e passageiros. A meta do governo federal é ampliar a quantidade de trechos atendidos com o sinal 4G ou superior. O edital para leilão do 5G está em análise no Tribunal de Contas da União. Segundo Faria e Freitas, as rodovias prioritárias para receber o sinal são as BRs 101, 116, 135, 163, 242 e 364. Elas são consideradas estratégicas para o transporte rodoviário de passageiros e para o escoamento da produção agropecuária.

 

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