Muita água na estrada

Especialista em trânsito explica como o condutor do veículo deve se comportar em situação de alagamento

Estradas / 13 de Abril de 2016 / 0 Comentários
A- A A+

O fim de 2015 e os primeiros meses deste ano foram marcados por longos períodos de chuva em vá­rios Estados brasileiros. Como o condutor de um veículo pode agir quando se vir em uma via prestes a ser alagada?

A especialista em trânsito da Perkons, Idaura Lobo Dias, explica que a primei­ra recomendação é evitar a exposição do veículo em trechos alagados. Caso o au­tomóvel esteja em um local de inundação, enquanto o nível da água não ultrapassar a metade da altura das rodas, haverá con­dições mínimas de dirigibilidade. Perceben­do que um trecho está alagado, a pessoa deve conduzir o veículo preferencialmente em direção a regiões mais elevadas o mais rápido possível. “Durante o deslocamento, a velocidade deve ser baixa e regular, sem exceder 20 km/h, com preferência para a segunda marcha e com cuidado para evitar solavancos decorrentes de acelerações e desacelerações. É importante manter sem­pre distância dos outros automóveis para impedir que ondas atinjam o capô e o cofre do motor”, afirma.

 

ADVERSIDADE

Numa situação de alagamento, a atitu­de mais sensata do motorista deve ser a de ficar atento à altura da água. O risco de um acidente aumenta se ela estiver entre 10 e 20 cm do solo. Nesse caso, o condutor do veículo deve avaliar se vale a pena parar ou enfrentar situações adversas, como um curto-circuito ou uma pane no sistema elé­ trico do carro, o que pode fazê-lo parar em meio ao temporal.

O motorista tem de se preparar até mes­mo para o caso de abandonar o veículo a fim de não correr mais riscos. Isso depen­derá da altura da água e da intensidade da chuva. Em proximidade de rios, por exemplo, é possível que eles não deem conta da va­zão, fazendo com o que nível da água suba muito rápido. Em situações assim, o auto­móvel pode ser arrastado pela correnteza. Mas, se ele ficou estacionado, choveu bas­tante e não há informação acerca do nível da água do local, o condutor deve evitar ligar o motor.

E, se o carro falhar durante a passagem por uma rua alagada, na incerteza sobre o nível de água atingido pelo alagamento, da mesma forma, deve­-se evitar ligar o motor. Nesse caso, o motoris­ta precisa sair do carro e procurar um local se­guro para ficar.

ORIENTAÇÕES

Recomendações fundamentais para o motorista que estiver em vias alagadas ou com enchente:

  • Ao primeiro sinal de chuva, redobre a atenção e reduza a velocidade;
  • Em ruas alagadas, é impossível saber se há obstáculos, buracos ou sujeiras no asfalto. Além disso, há a possibilidade de o veículo “flutuar” e ser arrastado pela enxurrada, o que coloca em risco sua segurança e a dos passageiros do veículo;
  • Mantenha a calma. Em qualquer adversidade, quem vai te ajudar a tomar as melhores decisões será a boa e velha serenidade. Em dias de chuva, ocorrem muitos transtornos, e é fácil se irritar. Entre aquaplanagens, erros nossos e de outros motoristas, e alagamentos, evite o estresse: quanto mais calmo, mais facilmente você escolherá as melhores saídas para os problemas que aparecerem.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Entrevias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Entrevias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.